World Congress of Engineering distingue docentes do IPS

Professores Nuno Costa e João Lourenço recebem 'Certificado de Mérito' pela 2.ª vez

a

O "World Congress of Engineering (WCE)" voltou a distinguir os docentes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), Prof. Doutor Nuno Costa e Prof. Doutor João Lourenço, com o prémio "Certificado de Mérito", atribuído ao artigo "Quality of Prediction Analysis in Pareto Solutions".

Este novo trabalho dá continuidade ao estudo apresentado em 2014 e que mereceu a distinção do congresso na edição desse ano. Para os docentes da ESTSetúbal/IPS "é sempre um motivo de orgulho e de motivação", na medida em que "os prémios valorizam e refletem a qualidade do trabalho que temos vindo a desenvolver e dão a justa visibilidade à instituição em que trabalhamos."

Em entrevista os autores deram a conhecer mais detalhes do seu trabalho:

1 - Em que consiste o estudo apresentado este ano no WCE?

Este trabalho mostra que a escolha de uma solução para um problema com múltiplos objetivos contraditórios tem de ser feita com base no conhecimento da variação inerente às soluções teóricas encontradas.

2 - Qual a sua aplicação e o seu contributo para a sociedade?

O trabalho que temos desenvolvido é útil para todos aqueles que se dedicam ao desenvolvimento de processos e produtos num contexto académico ou industrial, independentemente da área do conhecimento em que se trabalhe.  Sempre que se pretenda resolver problemas com múltiplos objetivos contraditórios, o procedimento por nós proposto é aplicável.

3 - O que faz este projeto?

Avalia cada uma das soluções obtidas teoricamente para o problema em termos da sua reprodutibilidade, ou seja, avalia se é expetável obter na prática (em condições reais) os resultados obtidos teoricamente. Processos de fabrico mais robustos e/ou produtos com melhores propriedades (mais fiáveis, mais leves, mais baratos, etc.) são exemplos que poderão resultar do contributo que o nosso trabalho pode propiciar.

4 - O que motivou a vossa participação novamente no Congresso?

Sendo este um congresso indexado às mais importantes bases de dados académicas, entendemos que propiciaria o contexto adequado para a apresentação do nosso trabalho.

5 - Como surgiu a ideia de realizar o trabalho sobre este tema?

Este trabalho vem na sequência de outros que temos publicado em revistas internacionais de reconhecido mérito académico porque existem questões que ainda não foram respondidas ou detalhadamente exploradas por outros autores que investigam nesta área do conhecimento.

6 - Qual o significado de receber este prémio em 2014 e agora em 2016?

É sempre um motivo de orgulho e de motivação sermos distinguidos em contextos em que a qualidade do trabalho desenvolvido é o único elemento decisório. Além de serem mais um incentivo para continuarmos a trabalhar, são também uma responsabilidade para mantermos a qualidade dos nossos trabalhos.

30 de novembro 2016