Igualdade de Género marca Semana da Empregabilidade do IPS

Iniciativa recebeu mais de três mil participantes

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) promoveu, de 06 a 10 de março, a 3.ª edição da Semana da Empregabilidade, que recebeu mais de 3.000 mil participantes, entre os quais estudantes e diplomados do IPS e membros da comunidade externa.

Mesa com debate Feira-A

Durante a semana, foram várias as atividades realizadas com o intuito de apoiar a integração dos estudantes e diplomados do IPS no mercado de trabalho e com foco na temática escolhida para este ano "A Igualdade de Género no mercado de trabalho".

Num debate moderado pela jornalista Fernanda Freitas, no dia 07 de março, a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Dr.ª Catarina Marcelino, afirmou que "nas escolas não se sente a desigualdade porque no ensino o sistema é extremamente igualitário, o problema é quando entramos no mercado de trabalho", uma vez que persistem diferenças, por exemplo, na valorização salarial de homens e mulheres.

Prof Pedro Dominguinhos e catatarina marcelino A Secretária Estado para a Cidadania e Igualdade, referiu também que "é com grande satisfação que vejo o envolvimento do Politécnico de Setúbal nesta questão da igualdade de género no mercado de trabalho", considerando "fundamental que o ensino superior comece a tratar estes temas e coloque esta questão à reflexão dos jovens e das jovens".

Para o Presidente do IPS, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, a abordagem deste tema prendeu-se com o facto de, ainda, se constatar "que as relações laborais são mais estáveis para os homens do que para as mulheres", sendo necessário analisar esta realidade "para que consigamos encontrar medidas que possam ser implementadas do ponto de vista da ação pública e da ação das empresas, a favor de uma maior igualdade de género no mercado de trabalho".

A par da temática, o ponto alto da semana foi a Feira de Emprego, nos dias 08 e 09 de março, na qual participaram mais de 80 empresas nacionais e internacionais, revelando-se um sucesso "pois aumentámos o número de empresas presentes, que realizaram também sessões de recrutamento e várias entrevistas, o que significa que vários estudantes saíram daqui com oportunidades de estágio ou de emprego", adiantou o Presidente do IPS.

Feira_b Volta conhecimento Feira_C

Duarte Costa

Duarte Costa, Presidente da Associação Académica do IPS (AAIPS), realizou também um balanço extremamente positivo do evento, pois "as empresas elogiaram bastante a organização, o espaço e o interesse demonstrado pelos estudantes". De acordo com o Presidente da AAIPS, nesta 3.ª edição da Semana da Empregabilidade "notou-se uma maior participação dos estudantes, que começam a perceber a importância de realizarem a ponte para o mercado de trabalho", salientando ainda que "foi bom ver aqui antigos estudantes do Instituto a representarem as empresas e alguns deles encontraram as suas oportunidades noutras edições desta semana, o que significa que estamos a fazer bem o nosso trabalho".

Miguel Silvestre

Exemplo disso é o caso de Miguel Silvestre que estudou no IPS e regressou ao Instituto, mas agora como representante da empresa KCS IT. Para Miguel esta iniciativa foi decisiva pois "em 2014, a KCS IT esteve presente na Feira de Emprego, vim aqui conhecer, deixei o meu currículo e a empresa chamou-me para entrevista e decidiu apostar em mim e continua a apostar há cerca de um ano e meio, o que é também sinal que o IPS faz um bom trabalho ".

As expetativas dos atuais estudantes do IPS eram elevadas e muitos encontraram também oportunidades no meio profissional, como Catarina Silva e Sandrina Santo. Ambas conseguiram o agendamento de reuniões para articular o estágio curricular e o estágio profissional, respetivamente.

Na opinião de Catarina Silva a iniciativa "foi uma mais-valia porque tivemos contacto direto com as empresas, nomeadamente com os diretores de recursos humanos, o que foi bom pois podemos tirar as nossas dúvidas e quando formos para as entrevistas já estamos mais bem preparados a todos os níveis".

Para Sandrina Santo "a iniciativa correspondeu completamente às minhas expetativas porque o contacto com as empresas permitiu-nos perceber o que é que cada uma faz, o que precisam, o tipo de pessoas que procuram [...] e todas elas receberam-nos muito bem e sentimos que querem apostar em nós".

Catarina e Sandrina

As empresas manifestaram também a sua satisfação em marcar presença neste evento, sendo que algumas já participam há vários anos, como a Randstad. O representante da empresa, Nuno Croca, destacou que "aquilo que nos motivou a estar aqui, é tentar encontrar os talentos que os nossos clientes pretendem [...] e o IPS tem sido uma fonte de recrutamento muito importante para nós".

Nuno Croca

A 4.ª edição da Semana da Empregabilidade regressa em 2018, com o objetivo de continuar a potenciar a integração dos diplomados no mercado de trabalho.

14 de março 2017