Estudantes do IPS desenvolvem APP para Juntas de Freguesia

Aplicação promove maior contacto e proximidade entre os cidadãos e entidades locais

Os estudantes de Engenharia Informática, da ESTSetúbal/IPS, Daniela Santos e Miguel Gonçalves, desenvolveram como projeto final de curso o protótipo da aplicação móvel "APP Juntas", sob orientação dos Professores Rui Neves Madeira e Luís Esteves e em parceria com a empresa Albatroz Digital.

A empresa desafiou os estudantes a realizarem a versão final da APP, que é apresentada no dia 18 de março, pelas 10 horas, na Junta de Freguesia de São Sebastião, em Setúbal, no âmbito das comemorações do aniversário da freguesia.

Esta APP, para já disponível em sistema Android, promove o maior contacto e proximidade entre a população e entidades locais, ao permitir, por exemplo, recorrer à câmara fotográfica do telemóvel para recolher imagens em espaços públicos e direcionar sugestões à junta de freguesia em tempo real. Outra das vantagens da APP é a capacidade de trabalhar offline, possibilitando a consulta da agenda de atividades e notícias mesmo sem ligação à internet, no momento da pesquisa.

Para além disso, a aplicação permite aceder a informações genéricas sobre cada freguesia, nomeadamente acerca das notícias, eventos, serviços, rede escolar, associativismo, competências, horários e contactos. A APP adapta-se a cada entidade, pois cada junta de freguesia tem a sua aplicação ligada ao respetivo portal oficial, identificada com o seu nome e com uma linha gráfica alinhada com a imagem corporativa de cada instituição.

O próximo passo consiste em disponibilizar a APP também para o sistema IOS da Apple, utilizado pelo iPhone.

16 março 2017