This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Docentes da ESE/IPS na Missão Surdolímpica Samsun 2017

Docentes partem para a Turquia como intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, Inglês e Gestos Internacionais

##1## Duas docentes daESE/IPS integram a missão portuguesa que vai marcar presença na 23.ª edição dos Jogos Surdolímpicos'2017, a decorrer na cidade turca de Samsun, entre os próximos dias 18 e 30 de julho. Uma terceira intérprete, Cristina Gil, colaborou igualmente como docente da ESE/IPS no ano letivo de 2015/2016, encontrando-se neste momento em doutoramento.

Maria José Freire e Verónica de Carvalho, docentes da licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (TILGP), assim como a doutoranda Cristina Gil, possuem vasta experiência no campo da tradução e interpretação de LGP e é isso que se espera delas, além da interpretação do Inglês e dos Gestos Internacionais, neste grande evento internacional para atletas surdos.  

 

Sob a alçada do Comité Paralímpico de Portugal, a comitiva nacional, inspirada no lema "Igualdade, inclusão e excelência desportiva", inclui 11 atletas representando seis modalidades, tem como chefe de missão Pedro Mourão, e vai cumprir um conjunto de compromissos institucionais, agendados para dia 14 de julho, véspera da partida para a Turquia. Entre eles contam-se duas deslocações, ao Palácio de Belém e à Embaixada da República da Turquia, para apresentação de cumprimentos ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao embaixador da Turquia em Portugal. No mesmo dia, está ainda previso um jantar de apresentação da Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos Samsun 2017, com a presença de membros do Governo, patrocinadores e parceiros.

 Através das suas docentes, e da missão que lhes foi incumbida, a ESE/IPS dá assim continuidade ao "espírito de colaboração com a comunidade e de contributo para uma sociedade inclusiva", como resume Maria José Freire, também cocoordenadora da licenciatura em TILGP.

12 julho de 2017

 

Opções
Últimas Notícias
Concursos especiais e CTeSP | Candidaturas abertas
Jovens macaenses frequentam curso de Língua e Cultura Portuguesa no IPS
Nova Licenciatura em Acupuntura na ESS/IPS
Docentes da ESE/IPS na Missão Surdolímpica Samsun 2017
Mestrados e Pós-Graduações | Candidaturas abertas