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Programação e Robótica no Ensino Básico avança com o apoio do IPS

Iniciativa governamental promove literacia digital, além de competências transversais ao currículo

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A iniciativa Probótica - Programação e Robótica no Ensino Básico, promovida pela Direção-Geral da Educação (DGE) , vai arrancar já no próximo ano letivo (2017/18), com o apoio do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), da Universidade de Évora, da Associação Nacional dos Professores de Informática e da Microsoft Portugal.  

A iniciativa governamental, que contempla um conjunto de atividades dirigidas a alunos do 1.º e o 9.º ano de escolaridade, surge na sequência do projeto-piloto Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico que, entre 2015 e 2017, envolveu mais de 70 mil alunos, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de capacidades associadas ao pensamento computacional e à literacia digital e fomentar competências transversais ao currículo. Pretendeu-se assim reforçar, não só o domínio da computação, mas também conceitos-chave noutros domínios de aprendizagem (leitura, escrita, matemática, ciências, expressões, música e arte, entre outras), numa perspetiva de desenvolvimento de competências multidisciplinares e de estímulo da criatividade, colaboração e resolução de problemas. 

Ao IPS, através do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), coube elaborar as linhas orientadoras do projeto-piloto, participar nos respetivos eventos regionais e nacionais, e formar professores na utilização educativa da linguagem de programação Scratch, tarefas que terão agora continuidade no âmbito da iniciativa Probótica - Programação e Robótica no Ensino Básico.

O conjunto de atividades nas áreas de programação e robótica poderão ser dinamizadas na Oferta Complementar, nas Atividades de Enriquecimento Curricular ou na Oferta de Escola e os estabelecimentos de ensino interessados em participar têm acesso assegurado a um sistema de acompanhamento e apoio presencial e online, através de diversos eventos regionais e de uma comunidade de prática que coloca à disposição um conjunto de recursos educativos digitais.  

 

13 setembro de 2017

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