This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ministro do Ensino Superior deu as boas-vindas aos novos estudantes do IPS

Um país moderno faz-se com mais ensino superior, disse Manuel Heitor

"Para modernizar o país, precisamos de vocês, das vossas ideias". Eis o apelo deixado no dia 25 de setembro, à comunidade académica do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Manuel Heitor, no âmbito da sessão de acolhimento aos novos estudantes.

Diante de um pavilhão gimnodesportivo lotado, o governante começou por felicitar a instituição por "mais um sucesso" nos resultados desta 1.ª fase de ingresso no ensino superior. E estendeu o cumprimento ao todo nacional, dando conta de uma fase especialmente auspiciosa. "Os portugueses estão a estudar mais. Este ano houve um aumento considerável de estudantes no ensino superior. Felicito-vos a vós e às vossas famílias pelo esforço. Aprender é um esforço mas é um esforço que vale a pena".

##1## ##2## ##3##

 A título de exemplo, o ministro sublinhou o facto de, no ano passado, Portugal ter funcionado durante quatro dias consecutivos com base em energias renováveis. Um feito com contornos de "recorde mundial" e que só foi possível "devido a um crescimento do conhecimento associado às energias renováveis. E isso faz-se com mais ensino superior, com mais formação de jovens, e sobretudo dinamizando a relação com as empresas", disse. 

Em Setúbal, o Prof. Doutor Manuel Heitor deixou claro que conta com estes jovens ávidos de saber para construir um país mais moderno e apelou também ao seu espírito crítico e à sua capacidade de abarcar todas as áreas do conhecimento. "O ensino superior é a altura da vida em que vocês têm a capacidade de aprender tudo, sem limites, sem fronteiras. Por isso, aproveitem. Desenvolvam as vossas ideias, trabalhem com empregadores, criem uns com os outros novas empresas, e aproveitem o estar no IPS para crescer, criar novos amigos, divertir-se, mas também para se desafiarem", aconselhou, em jeito de conclusão. 

Numa sessão onde se reuniram os órgãos de gestão do IPS, docentes, estudantes e os seus representantes, o presidente da instituição, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, aproveitou para agradecer aos novos estudantes pela escolha e também para divulgar os bons resultados obtidos até então neste arranque de ano letivo. "O número de primeiras opções cresceu significativamente, mais de 15 pontos percentuais face ao ano anterior, e tudo indica que as colocações nas licenciaturas, com os concursos especiais e os números da segunda fase, aumentarão em mais de 20 por cento". Quanto aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), uma nova aposta iniciada em 2015, o número de novos estudantes superará os 500, num "crescimento superior a 15 por cento", adiantou.

Sendo sinónimo de uma "sociedade melhor e de empresas competitivas", o crescimento de novos estudantes no ensino superior significa também, uma "responsabilidade adicional" para as instituições de ensino. O que, para o IPS, se traduz em várias apostas, entre elas em metodologias pedagógicas mais ativas, estreitando os laços entre academia e empresas, na renovação de equipamentos, no desenvolvimento de competências transversais (Passaporte para o Emprego) , no lançamento de uma rede de mentoria, cujos mentores serão diplomados do instituto, já a partir de novembro, e ainda num investimento em investigação, com a recente constituição de cinco centros. 

Por fim, o Prof. Doutor Pedro Dominguinhos apelou ao bom senso, lembrando a tradição de bem receber da instituição. "É fundamental um acolhimento digno, de qualidade, de todos os estudantes no ensino superior, sem excessos, porque todos nós somos seres humanos dignos e livres". 

A sessão da manhã contou ainda com as intervenções da vice-presidente da Associação Académica do IPS, Inês Silva, do vice-presidente do IPS, Prof. João Vinagre dos Santos, da Provedora do Estudante, Prof.ª Albertina Palma, e dos diretores das cinco escolas superiores do IPS, seguindo-se o almoço no renovado espaço de alimentação do campus de Setúbal. Da parte da tarde, pelas 18h30, realizou-se a sessão de acolhimento destinada especialmente aos estudantes do ensino pós-laboral. 

 

 

27 setembro de 2017

Opções
Últimas Notícias
Prof.ª Maria Santos eleita presidente do Conselho Nacional de Educação
ONcontrol | Concurso de Criação de Sistemas Microcontrolados
Incubadora de negócios IPStartUp lança primeira empresa no mercado
Turismo e novas tecnologias debatidos na 12.ª Business Week
Teatro Politécnico do IPS celebra quatro anos | Casting 23 e 25 out