Docente Rodrigo Lourenço recebe Best Presentation Award em Barcelona
Professor da ESTSetúbal/IPS distinguido em conferência internacional sobre ensino superior e gestão
O docente Rodrigo Teixeira Lourenço, da Escola Superior de
Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal
(ESTSetúbal/IPS), foi recentemente distinguido, no âmbito da
19.ª Conferência Internacional sobre Ensino Superior e Gestão
(ICHEM), em Barcelona, com o prémio Best Presentation
Award, pela sua exposição sobre a temática da atual
estrutura de governação interna das instituições de ensino
superior públicas portuguesas, decorrente do regime jurídico (RJIES)
publicado em 2007.

O encontro, sob organização da World Academy of Science,
Engineering and Technology (WASET), reuniu mais uma vez, entre os últimos dias
14 e 15 de dezembro, cientistas, académicos, líderes e investigadores para
uma partilha alargada de experiências e resultados dos estudos que vêm sendo
desenvolvidos das várias áreas do ensino superior e da gestão. A
ICHEM - International Conference on Higher Education and Management procura
também ser uma plataforma interdisciplinar privilegiada para apresentar e discutir
inovações, tendências e preocupações mais prementes,
bem como os desafios práticos e respetivas soluções adotadas nos
domínios do ensino superior e da gestão.
Neste contexto, o professor da ESTSetúbal/IPS chamou a
atenção dos presentes com uma apresentação sobre o tema
"O papel dos conselhos gerais na supervisão do desempenho
organizacional das instituições de ensino superior". Segundo
Rodrigo Teixeira Lourenço, um dos autores do artigo, a par de Margarida Mano, o
artigo premiado aborda o papel deste órgão na supervisão do
desempenho organizacional das instituições de ensino superior, "na
medida em que a sua composição permite dar resposta às
preocupações dos diferentes stakeholders, internos, externos e
estudantes, estes últimos a assumirem, simultaneamente, uma
característica interna e externa".
O estudo apresentado em Barcelona trata igualmente as problemáticas
associadas à necessidade de as instituições de ensino
superior se relacionarem com a sociedade e de definirem uma estratégia
diferenciadora no seio da rede de instituições, ambos
"fatores decisivos para a sua sustentabilidade", prossegue o investigador.
Questões que, por sua vez, têm impacto, quer na própria
composição do Conselho Geral, quer na atividade concreta de
supervisão do desempenho organizacional, "na medida em que este não
depende apenas das metas internas estabelecidas, mas também da capacidade de
dar resposta às necessidades da sociedade", conclui Rodrigo Teixeira
Lourenço.
11 de janeiro/2018
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