Docente Rodrigo Lourenço recebe Best Presentation Award em Barcelona

Professor da ESTSetúbal/IPS distinguido em conferência internacional sobre ensino superior e gestão

O docente Rodrigo Teixeira Lourenço, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), foi recentemente distinguido, no âmbito da 19.ª Conferência Internacional sobre Ensino Superior e Gestão (ICHEM), em Barcelona, com o prémio Best Presentation Award, pela sua exposição sobre a temática da atual estrutura de governação interna das instituições de ensino superior públicas portuguesas, decorrente do regime jurídico (RJIES) publicado em 2007.

O encontro, sob organização da World Academy of Science, Engineering and Technology (WASET), reuniu mais uma vez, entre os últimos dias 14 e 15 de dezembro, cientistas, académicos, líderes e investigadores para uma partilha alargada de experiências e resultados dos estudos que vêm sendo desenvolvidos das várias áreas do ensino superior e da gestão. A ICHEM - International Conference on Higher Education and Management procura também ser uma plataforma interdisciplinar privilegiada para apresentar e discutir inovações, tendências e preocupações mais prementes, bem como os desafios práticos e respetivas soluções adotadas nos domínios do ensino superior e da gestão.

Neste contexto, o professor da ESTSetúbal/IPS chamou a atenção dos presentes com uma apresentação sobre o tema "O papel dos conselhos gerais na supervisão do desempenho organizacional das instituições de ensino superior". Segundo Rodrigo Teixeira Lourenço, um dos autores do artigo, a par de Margarida Mano, o artigo premiado aborda o  papel deste órgão na supervisão do desempenho organizacional das instituições de ensino superior, "na medida em que a sua composição permite dar resposta às preocupações dos diferentes stakeholders, internos, externos e estudantes, estes últimos a assumirem, simultaneamente, uma característica interna e externa".

O estudo apresentado em Barcelona trata igualmente as problemáticas associadas à necessidade de as instituições de ensino superior se relacionarem com a sociedade e de definirem uma estratégia diferenciadora no seio da rede de instituições, ambos "fatores decisivos para a sua sustentabilidade", prossegue o investigador. Questões que, por sua vez, têm impacto, quer na própria composição do Conselho Geral, quer na atividade concreta de supervisão do desempenho organizacional, "na medida em que este não depende apenas das metas internas estabelecidas, mas também da capacidade de dar resposta às necessidades da sociedade", conclui Rodrigo Teixeira Lourenço.

11 de janeiro/2018