Ana Teresa Lehmann elogiou IPS como "instituição que prestigia Portugal"

Secretária de Estado da Indústria esteve na 4.ª Semana da Empregabilidade

As instituições de ensino superior são a "espinha dorsal do esforço de formação que há que empreender para dar resposta aos desafios do atual mercado de trabalho", defendeu ontem [6 de março], no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann.

A governante, que integrou o painel de oradores da conferência "Transformação digital: oportunidades e desafios", um dos pontos altos do programa da 4.ª Semana da Empregabilidade do IPS, a decorrer até sexta-feira, dia 9, aproveitou também a ocasião para elogiar o IPS enquanto "instituição que prestigia Portugal e que tem estado na vanguarda da oferta de formações ligadas à indústria 4.0", sendo um "parceiro fundamental" do Governo, "nomeadamente na Iniciativa Nacional Competências Digitais - Portugal INCoDe.2030, mas não só" , disse, dirigindo-se ao presidente da instituição e anfitrião da iniciativa, Pedro Dominguinhos.

Em tempos marcados pela constante inovação tecnológica, a um ritmo veloz e imparável, o maior desafio que se coloca é "humano e social", no sentido de termos novas gerações capazes de se adaptarem à mudança. "A formação vale a pena e tem que ser, cada vez mais, ao longo da vida. Hoje em dia ser pouco preparado não é opção", concretizou Ana Lehmann. E, num alerta geral, dirigido às empresas, instituições de ensino superior e jovens, lembrou: "Não podemos deixar que o momento positivo de crescimento económico que estamos a viver pare por falta de recursos humanos. Temos todos que colaborar neste desígnio".

Na mesma linha de raciocínio, estando em causa o tema da quarta Revolução Industrial e os seus impactos no mercado de trabalho, Ricardo Monteiro, membro do Conselho Consultivo da SONAE IM, defendeu que nos encontramos no limiar de dois caminhos possíveis, cabendo-nos a nós, sociedade, escolher qual. "Ou estamos no início de uma época difícil, em que a sociedade não é capaz de se adaptar à nova realidade, ou estamos no início de alguma coisa maravilhosa; ou vamos estar todos desempregados ou vamos estar todos ao sol, nas Caraíbas, graças às máquinas e à inteligência artificial".

A formação surge aqui como a única aposta segura, segundo Ricardo Monteiro, também comentador televisivo, que deixou o seguinte conselho aos estudantes presentes: "O vosso curso é apenas o início da vossa aprendizagem. Continuem a estudar toda a vida, preparem-se para mudar, habituem-se à mudança permanente. O vosso emprego para a vida é que vocês vão passar a vida a aprender".

A conferência "Transformação digital: oportunidades e desafios" teve também como orador Nuno Flores, diretor-geral da Introsys, empresa de origem nacional que desenvolve sistemas de controlo para a indústria automóvel e que recebeu recentemente o Prémio PME Inovação COTEC-BPI 2017. Enquanto líder de mercado, atuando em países como México, Alemanha, China e Índia, Nuno Flores exaltou o "talento português", sublinhado ainda que "a qualidade dos recursos que nós conseguimos formar através do nosso ensino superior ombreia com o que de melhor se produz no mundo, ao nível do talento humano".

07 de março/2018