Comboio do Conhecimento | Viagens gratuitas por Portugal para estudantes

Iniciativa governamental para os estudantes do ensino superior

Já arrancou a iniciativa governamental Comboio do Conhecimento, que tem como lema "Não fiques apeado - dá crédito aos teus estudos e vem conhecer Portugal", visando promover experiências no território nacional para os estudantes do ensino superior que transitem do 1.º para o 2.º ano com aproveitamento escolar.

Lançada no passado dia 7 de março, a iniciativa insere-se no programa "Estudar mais é preciso" e tem como destinatários todos os estudantes inscritos e matriculados em Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), Licenciaturas ou Mestrados Integrados, e que tenham tido aproveitamento escolar no 1.º ano do ciclo de estudos com, pelo menos, 36 ECTS, durante o ano letivo de 2017-2018, podendo beneficiar de uma viagem gratuita em Portugal.

Os estudantes podem requerer os vouchers a partir de junho através do portal www.comboio-conhecimento.pt. e terão acesso a um passe de sete dias consecutivos nos serviços urbano, regional, inter-regional e intercidades, que podem ser utilizados até ao final de 2018 na rede da CP.

É também possível partilhar a experiência no Comboio do Conhecimento através da aplicação Globestamp que, para além de disponibilizar roteiros para os estudantes, permite também planear experiências, registar memórias e impulsionar o espírito de competição saudável.

O Comboio do Conhecimento é uma iniciativa promovida através das áreas governativas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Planeamento e das Infraestruturas e do Turismo, contando com as parcerias da CP, da Direção Geral do Ensino Superior, das instituições de Ensino Superior, do movimento associativo estudantil, da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, do Turismo de Portugal e da Globestamp.

13 de março/2018