Contabilidade Social e Ambiental em debate no IPS

Conferência GECAMB cumpre 8.ª edição entre 8 e 9 de novembro

A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS) vai ser, entre os próximos dias 8 e 9 de novembro, a entidade anfitriã da GECAMB 2018 - Conferência sobre Gestão e Contabilidade Social e Ambiental, uma reunião informal dirigida a investigadores, docentes, alunos e entidades governamentais e não governamentais, que contará com a presença de cerca de 70 participantes, vindos de 12 países

A GECAMB é uma iniciativa bienal do CSEAR - Centre for Social and Environmental Accounting Research, que cumpre a sua oitava edição em Portugal, tendo já passado pelos politécnicos de Leiria e do Cávado e do Ave e pela Universidade de Coimbra. Na sua génese está a partilha de conhecimentos nos domínios dos instrumentos, políticas e estratégias emergentes com vista ao desenvolvimento sustentável, com um forte pendor de interdisciplinaridade entre as áreas de Contabilidade, Economia e Planeamento e Gestão Ambiental.

Em Setúbal, a GECAMB recebe três nomes de peso para a sessão inaugural, agendada para as 10h00 de dia 8. Helen Tregidga, professora da Universidade de Londres (Reino Unido), abordará as tendências atuais na investigação em contabilidade de responsabilidade social e ambiental, enquanto que José Monvea, da Universidade de Zaragoza (Espanha), propõe uma análise do tema sob o prisma da economia circular. "Gestão empresarial e parques naturais: Desafios?" é, por seu turno, o tema trazido pelo arquiteto Eduardo Carqueijeiro, consultor da Unesco.

Para a sessão de encerramento, no dia 9, a partir das 11h30, marcam presença a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, Ana Nery, da empresa The Navigator Company, e Pedro Cruz, partner da consultora KPMG, que vão abordar as temáticas da informação financeira e não financeira, relatório de sustentabilidade e verificação do relato integrado, respetivamente.

A GECAMB 2018 inclui ainda uma sessão dedicada à discussão de projetos de doutoramento e mestrado, pretendendo-se com isso dar aos jovens investigadores a oportunidade de apresentação dos seus trabalhos e/ou resultados preliminares, por forma a serem debatidos e melhorados.

Mais informações e inscrições em http://www.gecamb.esce.ips.pt/pt.

05 de novembro/2018