Ciência à Conversa

Encontros na 1ª quarta feira de cada mês

##2## O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) organiza a iniciativa "Ciência à Conversa", que através de um ciclo de debates pretende promover e comunicar diferentes temáticas de âmbito científico junto da comunidade académica e local.
As atividades enquadradas no "Ciência à Conversa" têm lugar na primeira quarta-feira de cada mês, no período de almoço, desafiando, assim, os participantes a realizarem uma refeição ligeira enquanto falam de ciência. Os debates têm como objetivo aproximar os participantes das diferentes vertentes da ciência através de uma abordagem informal, acessível e direta, que fomente a troca de ideias e experiências.

09 de janeiro

Nada como começar o ano a falar de Ostras! Convidámos o professor Ricardo Salgado da ESTSetúbal/IPS para vir falar do projeto OSTRAQUAL, que visa promover e valorizar a qualidade das ostras de aquacultura na região do Sado e Mira.

Nesta conversa, entre muitas outras curiosidades, fizemos uma retrospetiva histórica da aquacultura no Sado, ficámos a saber quais as metodologias utilizadas, os fatores que determinam a qualidade das ostras, o valor nutricional das mesmas e até de que forma está a ser acautelada a sustentabilidade desta atividade.

Numa discussão participada ficámos ainda a conhecer a existência de dois tipos de ostras no Sado, a ostra portuguesa, Crassostrea angulata, que se pretende preservar e a ostra do Pacífico, Crassostrea gigas.

Outras questões levaram-nos ainda à discussão do potencial comercial dos subprodutos da ostra, sobre a necessidade da certificação da Ostra do Sado, bem como das condições ótimas de produção destas.

Cartaz de divulgação - janeiro de 2019

E vamos continuar no dia 6 de fevereiro, a hora de almoço vai ser dedicada à “Lombalgia”.