Politécnico de Setúbal debate 'Pobreza, Exclusão Social e Saúde'

Seminário agendado para os dias 1 e 2 de fevereiro

O auditório nobre do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) recebe, entre os próximos 1 e 2 de fevereiro, o seminário "Pobreza, Exclusão Social e Saúde - uma visão interdisciplinar", que reunirá investigadores e profissionais de várias áreas do saber para uma partilha alargada de conhecimento teórico e práticas de intervenção.

O encontro é uma organização das escolas superiores de Saúde (ESS) e de Ciências Empresariais (ESCE) do IPS, em parceria com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora, e pretende suscitar uma reflexão sobre as questões da saúde num quadro de vulnerabilidade social, assente num debate interdisciplinar com contributos da História, Saúde e outras Ciências Sociais.

Ao longo de dois dias, a discussão far-se- á em torno de quatro painéis temáticos, onde se abordarão, nomeadamente, a "Pobreza e exclusão social em Portugal", "Retratos da pobreza - perspetiva histórica", "Equidade em Saúde" e "Práticas de integração e de apoio". A sessão de abertura, agendada para as 09h30, estará a cargo dos membros da Comissão de Honra, Pedro Dominguinhos, presidente do IPS, Fernanda Olival, presidente do CIDEHUS (UÉvora), Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, e Lucília Nunes, presidente da NURSE'IN - Unidade de Investigação em Enfermagem do Sul e Ilhas, além de docente da ESS/IPS.

O programa do seminário contempla igualmente um espaço para apresentação de comunicações livres, cujo prazo de apresentação de propostas, através do endereço seminariopess@ips.pt ,  termina no próximo dia 21 de janeiro. As temáticas a abranger são, entre outras, "O Estado e a saúde dos pobres", "Os pobres, os excluídos e os outros", "Políticas e instituições de integração e assistência" e "Determinantes, impactos e medição de pobreza, exclusão social e saúde".

Mais informações e inscrições em www.seminariopess.ips.pt.

07 de janeiro/2019