Concurso ONcontrol | Inscrições alargadas até 31 de janeiro

ESTSetúbal desafia alunos do ensino secundário e profissional

"Controlo o meu mundo..." é o desafio lançado mais uma vez pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal), no âmbito da terceira edição do concurso ONcontrol, cujo período de inscrições foi alargado até ao próximo dia 31 de janeiro.

A competição, dirigida aos jovens do ensino secundário e profissional do distrito de Setúbal, em particular os das áreas tecnológicas, pretende envolver os alunos no desenvolvimento de sistemas de controlo baseados na tecnologia Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrónica.

O seu objetivo é promover o espírito crítico, empreendedor e criativo junto dos mais jovens e, simultaneamente, reforçar a ligação do IPS com o ensino secundário e profissional, permitindo assim mostrar o leque de opções possíveis a quem pretenda prosseguir estudos no ensino superior.

A participação no concurso poderá incluir a realização de um workshop nas escolas, sobre introdução à programação com recurso a exemplos práticos. A cada escola participante será fornecido um kit base com o qual os alunos poderão desenvolver o projeto.

A divulgação da lista de finalistas e a cerimónia final, com entrega de prémios, está prevista para dia 12 de julho de 2019.  Recorde-se que o projeto "EPA Bus", apresentado por alunos da Escola Profissional de Almada, foi o vencedor da edição anterior, tendo os jovens finalistas do curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando impressionado o júri com o protótipo de um autocarro inteligente, inovador e amigo do ambiente, completamente elétrico e conduzido automaticamente.

As inscrições devem ser feitas através do endereço eletrónico oncontrol@estsetubal.ips.pt, contendo as seguintes informações: identificação da escola; nome do professor orientador; nome, ano, curso/área de formação dos alunos participantes; título e breve descrição do projeto.

Mais informações aqui.

09 de janeiro/2019