Politécnico de Setúbal recebe 85 novos estudantes estrangeiros

Semana de Integração decorre de 11 a 15 de fevereiro

Oitenta e cinco jovens de vários cantos do mundo escolheram o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) para frequentar o 2.º semestre em Portugal, ao abrigo de programas de cooperação internacional, com destaque para o Erasmus+ (53 estudantes) e Santander Universidades (27). A estes juntam-se 17 estudantes chegados em setembro, durante o 1º semestre de 2018/2019, e que decidiram completar o ano letivo, o que perfaz um total de mais de uma centena de jovens estrangeiros a atualmente a estudar no IPS.

Os novos estudantes de intercâmbio chegam às cinco escolas superiores do IPS na próxima de segunda-feira, dia 11, e serão acolhidos numa sessão de boas vindas, agendada para as 14h00, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), que servirá de arranque para mais uma Semana de Integração, programa de atividades organizado pelo Centro para a Internacionalização e Mobilidade (CIMOB-IPS) para dar a conhecer a instituição anfitriã e também a cidade e a região de Setúbal.

Logo nessa noite, decorre mais um encontro promovido pelo MeetUp Setúbal, grupo local que se dedica à organização de eventos para a integração de estrangeiros recém-chegados e, até sexta-feira, dia 15, estão previstos um peddy- paper pela cidade de Setúbal, a visita gastronómica "Sabores de Setúbal", um percurso pedestre em Sesimbra e, para culminar, a International Party no campus de Setúbal do IPS, que convida todos os estudantes de mobilidade a partilhar entre si pratos típicos das gastronomias dos seus países de origem.

Ao todo, são 19 as nacionalidades representadas no novo grupo de estudantes de intercâmbio internacional, da Alemanha à Ucrânia, no continente europeu, passando pelo Brasil, México, China e Turquia.

Com um total de 225 estudantes, contabilizando ambos os semestres (face aos 156 de 2016/2017, e aos 200 de 2017/2018), 2018/2019 vem confirmar a tendência de crescimento do número de jovens estrangeiros que optam pelo IPS para uma experiência académica e cultural, consolidando o estatuto de instituição de referência no ensino superior, também além-fronteiras.

06 de fevereiro/2019