IPS leva ciências experimentais às escolas do Barreiro

Parceria com a Câmara Municipal em projeto para promoção do sucesso escolar

A Ciência está de visita às escolas do concelho do Barreiro, pelas mãos de docentes da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS), no âmbito de um projeto da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) que visa promover o sucesso escolar e o interesse pela ciência e tecnologia.

A primeira ação da parceria, a 6 de fevereiro, decorreu na Escola Básica Cidade Sol, conduzida pela docente Natália Osório, que ensinou aos alunos dos 3.º e 4.º anos como se faz a manteiga, apenas com recurso a natas pasteurizadas, gelo e sal fino. Uma experiência simples, ao alcance de todos, mas que serviu para aprender de onde vem o leite e quais os seus constituintes, para além de todo o processo de produção, em trabalho de equipa, com um resultado que eles próprios tiveram oportunidade de provar.

##1## ##2##

As sessões destinadas às escolas do 1º ciclo, com a designação “A Ciência vai à Escola” ,  que decorrerão até ao final de 2018/2019 e ao longo dos próximos dois anos letivos, abordarão também, para além da Tecnologia Alimentar, outras áreas científicas em atividades experimentais igualmente educativas e lúdicas.

Paralelamente, está também a decorrer o conjunto de ações “A Escola é feita de Ciência”, destinadas aos alunos do 3.º ciclo e ensino secundário. A primeira das sete atividades previstas para o presente ano letivo decorreu na Escola Alfredo da Silva, no passado 13 de fevereiro, e debruçou-se sobre o cultivo e as aplicações das microalgas, dinamizada pela docente de Biotecnologia, Carla Santos.

##3## ##4##

Ambas as ações são cofinanciadas por fundos europeus, no quadro do Programa Operacional Regional de Lisboa do Portugal2020, e visam colmatar algumas lacunas sentidas pelos professores de ciências experimentais, nomeadamente no que respeita a conhecimentos e práticas e a materiais e equipamentos de laboratório.

O projeto, com a duração de três anos, contempla igualmente a entrega de kits de Ciências Experimentais às escolas do 1º ciclo, por parte da CMB, e a realização de seminários na ESTBarreiro/IPS tendo como destinatários os alunos do ensino secundário.

26 de fevereiro/2019