This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Sobrinho Teixeira aponta IPS como exemplo da missão dos politécnicos

Secretário de Estado do Ensino Superior inaugurou Feira de Emprego

##1## O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, apontou ontem o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e o seu trabalho de promoção da empregabilidade como um bom exemplo do percurso de sucesso que o ensino superior politécnico tem vindo a fazer em Portugal, desde há 40 anos.

“A grande missão do ensino politécnico é este envolvimento com a atividade social, económica e cultural de uma região, é promover o desenvolvimento das regiões e a coesão territorial”, disse, por ocasião da abertura oficial da Feira de Emprego, no âmbito da 5.ª Semana da Empregabilidade, que felicitou pelo “número expressivo de empresas presentes”. Organizada em conjunto com a Associação Académica do IPS, a iniciativa conta este ano com a participação de mais de 130 empresas, presentes em expositor e através de 82 sessões de apresentação e 70 sessões de recrutamento.

Naquele que é já o maior evento de emprego do ensino superior, o secretário de Estado aproveitou igualmente para apelar àquilo que considera ser um desígnio nacional. “Continuar a aumentar a percentagem de jovens com qualificação superior é um desafio para todos os portugueses, e não só para o Governo”, sublinhou, apontando como objetivo “chegar a 2030 com 60 por cento da nossa juventude qualificada”.

Isto porque o ensino superior, sendo uma “qualificação para as profissões, para a capacidade de trabalho e para a eficiência da economia, deve ser também uma qualificação para o exercício da cidadania” e “sobretudo um ascensor social, algo que promova as migrações sociais”, concluiu.

##2##

Pedro Dominguinhos, presidente do IPS, destacou por seu turno a Semana da Empregabilidade como uma das “atividades fundamentais” promovidas anualmente para “potenciar a inserção dos nossos estudantes no mercado de trabalho”, cujos resultados estão à vista. “Somos o segundo politécnico com a mais elevada taxa de empregabilidade”.  

Além da componente de Feira de Emprego e de outras iniciativas de contacto direto entre estudantes e empregadores, a 5.ª Semana da Empregabilidade tem igualmente dado espaço para vários momentos de reflexão em torno dos grandes temas que marcam a atualidade do mercado laboral.  O próximo, já amanhã, dia de encerramento, será um focus group em torno das “Tendências de recrutamento de diplomados e competências valorizadas pelos empregadores”, agendado para as 10h00, no campus do Barreiro do IPS.

 

  ##3## ##4##

 14 de março/2019

Opções
Últimas Notícias
Prémio Carreira IPS | Propostas até 14 de julho
Estudante Internacional | Licenciaturas: Candidaturas até 16 de junho
Erasmus+ | Candidaturas para mobilidade de estudantes até 31 de maio
38ª Campanha do Banco Alimentar | 25 e 26 de maio | Inscrições abertas