This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Concurso 'Pegada Ecológica' desafia crianças e jovens de Setúbal

A competição, promovida pela ESE/IPS, pretende fomentar a literacia ambiental

Que impacto tem o nosso estilo de vida - o que comemos, o que vestimos, como nos movemos - no planeta e em que medida podem as nossas ações ecológicas, individuais ou coletivas, restaurar o equilíbrio da Terra? É esta a grande reflexão proposta pelo concurso "Pegada Ecológica", que acaba de ser lançado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), dirigindo-se a docentes e alunos do ensino básico do concelho de Setúbal.

A competição conta com o apoio da Câmara Municipal e da Proteção Civil de Setúbal e assume-se como um instrumento para desenvolver a literacia ambiental junto das crianças e jovens, ao desafiá-los a criar projetos nesta área que traduzam especial empenho e participação ativa face à problemática das alterações climáticas.

Tendo como bases orientadoras os conceitos de "ecological footprint" e "ecological handprint", ou seja, a consciência do impacto negativo da ação do Homem no Ambiente e as respetivas ações positivas que podem ser tomadas para um planeta mais sustentável, os trabalhos participantes devem, por um lado, promover a inovação pedagógica e, por outro, estabelecer objetivos de aprendizagem e conteúdos que se enquadrem no currículo e que possam depois ser partilhados com a respetiva comunidade escolar.

Os prémios, entregues em cerimónia a realizar no dia 5 de junho de 2020, por ocasião das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, pretendem distinguir o melhor projeto de cada um dos dois escalões considerados, consoante se trate de turmas do 1º ciclo (1º escalão) ou do 2º e 3º ciclos do ensino básico (2º escalão).  

Para informações mais detalhadas, consultar o regulamento aqui.

##1##

20 de novembro/2019

 

 

Opções
Últimas Notícias
Atualização COVID-19 | Plano de retorno dos serviços
Licenciaturas | oferta formativa, acesso, saídas profissionais
Prémio Inovação Jovem Engenheiro distingue docente do IPS
IPS na primeira linha das boas práticas de desenvolvimento sustentável
Pedro Dominguinhos toma posse 'em casa' na 1ª reunião presencial do CCISP