Concurso 'Pegada Ecológica' desafia crianças e jovens de Setúbal

A competição, promovida pela ESE/IPS, pretende fomentar a literacia ambiental

Que impacto tem o nosso estilo de vida - o que comemos, o que vestimos, como nos movemos - no planeta e em que medida podem as nossas ações ecológicas, individuais ou coletivas, restaurar o equilíbrio da Terra? É esta a grande reflexão proposta pelo concurso "Pegada Ecológica", que acaba de ser lançado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), dirigindo-se a docentes e alunos do ensino básico do concelho de Setúbal.

Com inscrições abertas até ao próximo dia 31 de dezembro, a competição conta com o apoio da Câmara Municipal e da Proteção Civil de Setúbal e assume-se como um instrumento para desenvolver a literacia ambiental junto das crianças e jovens, ao desafiá-los a criar projetos nesta área que traduzam especial empenho e participação ativa face à problemática das alterações climáticas.

Tendo como bases orientadoras os conceitos de "ecological footprint" e "ecological handprint", ou seja, a consciência do impacto negativo da ação do Homem no Ambiente e as respetivas ações positivas que podem ser tomadas para um planeta mais sustentável, os trabalhos participantes devem, por um lado, promover a inovação pedagógica e, por outro, estabelecer objetivos de aprendizagem e conteúdos que se enquadrem no currículo e que possam depois ser partilhados com a respetiva comunidade escolar.

Os prémios, entregues em cerimónia a realizar no dia 5 de junho de 2020, por ocasião das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, pretendem distinguir o melhor projeto de cada um dos dois escalões considerados, consoante se trate de turmas do 1º ciclo (1º escalão) ou do 2º e 3º ciclos do ensino básico (2º escalão).

Para informações mais detalhadas, consultar o regulamento aqui.

20 de novembro/2019