IPS distinguido como instituição de ensino superior Mais Voluntária

Prémio de Voluntariado Universitário - PVU Santander 2019

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi um dos vencedores dos Prémios de Voluntariado Universitário (PVU), uma iniciativa do Santander Universidades.

Na cerimónia de entrega dos prémios que decorreu esta tarde, na sede do Banco Santander, em Lisboa, o IPS subiu ao pódio em duas ocasiões, como vencedora do prémio pelo projeto "Comunidade para uma Vida Saudável", desenvolvido por estudantes da licenciatura em Desporto do IPS, e a distinção de Instituição de Ensino Superior + Voluntária, uma menção honrosa partilhada com a Universidade do Porto como forma de premiar as instituições de ensino superior com mais candidaturas apresentadas.

Sendo um dos pontos-chave deste ano o grau de inovação social, os estudantes do IPS conseguiram convencer o júri dos PVU com um projeto de voluntariado que visa promover a atividade física e a coesão social. "Recorremos à promoção da atividade física para alterar comportamentos e reduzir o isolamento social que afeta a qualidade de vida", referem os vencedores que se fizeram acompanhar, nesta cerimónia, por alguns dos beneficiários do programa, prevenindo que "a adoção e a manutenção de estilos de vida saudáveis revestem-se da maior importância para uma intervenção efetiva no controlo das doenças crónicas". O projeto "Comunidade para uma Vida Saudável" combate o isolamento social dos idosos em bairros carenciados, através da prática de atividade física, e recebe agora um donativo financeiro de 4.000¤ para aplicar neste programa e apoio à comunicação e mentoria por parte do Banco Santander.

O PVU Santander, que vai na sua 4ª edição, apoia e distingue os melhores projetos criados e/ou desenvolvidos por estudantes universitários, com o objetivo de incentivar cada vez mais a prática de uma cidadania ativa através do voluntariado e recompensar o esforço das instituições do ensino superior e os jovens envolvidos nestas atividades. O Prof. Carlos Mata, sublinha o impacto deste prémio e mostra-se orgulhoso e confiante "com o trabalho que tem vido a ser desenvolvido pela comunidade académica ao nível do voluntariado e da responsabilidade social". Em relação ao projeto, o Pró-Presidente do IPS para as questões da Responsabilidade Social assume paralelamente o dever de "junto das comunidades académica e da região, alertar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo a adoção de novos comportamentos, dentro e fora do campus, de modo a contribuir para uma sociedade melhor".

05 de dezembro/2019