Jovens de 26 nacionalidades em mobilidade no IPS

119 estudantes estrangeiros frequentam o 2º semestre em Setúbal

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) acolhe em mobilidade internacional, ao longo do 2º semestre, um total de 119 estudantes, entre eles 24 que chegaram no início do ano letivo e que optaram por prolongar o seu período de estudos ou estágio/projeto.

Ao abrigo dos programas de mobilidade internacional Erasmus+ e Santander, os campi do IPS em Setúbal e no Barreiro recebem ao todo jovens de 26 nacionalidades diferentes, vindos de várias partes do território europeu, da América do Sul (Brasil e Chile) e de vários países africanos como o Mali, a Nigéria e a Zâmbia. Sublinhe-se que este é o número mais elevado de nacionalidades alcançado nos últimos anos, o que vem confirmar a projeção mundial do IPS enquanto instituição de referência no ensino superior.

Na tradicional Semana de Integração, que decorre entre 10 e 14 de fevereiro, os novos estudantes IPS e os seus colegas de intercâmbio terão oportunidade de desfrutar de um programa de atividades de natureza cultural, desportiva e social. A organização é do Centro para a Internacionalização e Mobilidade (CIMOB) do IPS que assim dá a conhecer, não só a instituição anfitriã, como também alguns dos mais emblemáticos locais da cidade e da região.

##1## ##2##

Depois da sessão oficial de boas-vindas, agendada para as 14h30 de segunda-feira, dia 10, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), o programa prossegue, logo nessa noite, com mais um encontro promovido pelo MeetUp Setúbal, grupo local que se dedica à organização de eventos para a integração de estrangeiros recém-chegados. Ao longo dos próximos três dias, seguem-se a visita gastronómica "Sabores de Setúbal", com paragens na Quinta da Bacalhôa e Museu do Queijo de Azeitão, um percurso por Sintra e o périplo pedestre "Chã dos Navegantes", entre a Azoia e o porto de Sesimbra, caminhando pela serra sem nunca perder o mar de vista.

A semana de acolhimento termina na sexta-feira, dia 14, com a International Party, agendada para as 16h00 junto ao relvado à entrada da Escola Superior de Educação (ESE/IPS). Será, como habitualmente, uma oportunidade de aprofundar contactos com os novos colegas e também de apreciar os pratos típicos da gastronomia de 26 países diferentes, incluindo Portugal.

04 de fevereiro/2020