Pedro Dominguinhos reeleito presidente do CCISP

Presidente do IPS vê confiança dos pares reforçada

Pedro Dominguinhos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), foi hoje reeleito presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), em reunião plenária realizada no Politécnico do Porto.

Dois anos após ter sido escolhido para líder do organismo que representa o ensino superior politécnico, Pedro Dominguinhos voltou a merecer a confiança dos pares, o que lhe permite o cumprimento de um segundo mandato alicerçado em quatro grandes prioridades.

A primeira será o reforço da notoriedade e credibilidade do sistema politécnico, assentes na inovação pedagógica e no reforço da capacidade de investigação. Segue-se, tal como elencou o presidente reeleito, a consagração da alteração legal que possibilite a outorga do grau de doutor pelos politécnicos. Uma terceira prioridade centra-se na alteração da designação para Universidades Politécnicas, como forma de reforçar a capacidade de internacionalização do sistema e, por último, destaca-se o contributo para a coesão territorial e inclusão social das diferentes regiões do país, em estreita articulação com os atores do território, promovendo a competitividade empresarial e a inovação social.

Doutorado em Gestão e mestre em Economia Internacional (ISEG-UL), Pedro Dominguinhos é presidente do IPS desde abril de 2014, tendo sido eleito para um primeiro mandato à frente dos destinos do CCISP em maio de 2018, depois de ter desempenhado as funções de vice-presidente do mesmo órgão desde finais de 2016.

O CCISP é o órgão de co-representação dos 15 politécnicos públicos e cinco escolas politécnicas públicas não integradas, estando também nele representadas as universidades dos Açores, Algarve, Aveiro e Madeira.

28 de fevereiro/2020