This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Politécnico de Setúbal candidata-se a Universidade Europeia

Consórcio junta parceiros da Áustria, Bélgica, Hungria, Letónia e Roménia

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) acaba de submeter uma candidatura à constituição de uma Universidade Europeia, a E³UDRES², sigla de Engaged European Entrepreneurial University as Driver for European Smart and Sustainable Regions.

O projeto junta seis instituições de ensino superior (IES) da Áustria, Bélgica, Hungria, Letónia e Roménia, além de Portugal, e baseia a sua proposta na constatação de que a maioria da população europeia se concentra em cidades de pequena e média dimensão e áreas rurais circundantes. Logo, cabe às IES aí instaladas o papel de alavanca dos ecossistemas de inovação, transformando as regiões em autênticos laboratórios vivos, onde se produzem soluções para problemas concretos e com verdadeiro impacto na sociedade, ao mesmo tempo que se qualificam jovens profissionais preparados para os desafios de um mundo em mudança. 

Com o lema "Da Europa - Para a Europa", o consórcio propõe criar um grande "campus" resultante da partilha de conhecimento, boas práticas, competências e recursos entre os seis parceiros europeus, com o objetivo último de atuar localmente, nas respetivas regiões de influência, com uma perspetiva global.  

A referida candidatura surge alinhada com a estratégia de fortalecimento da interculturalidade e internacionalização do IPS, que visa alargar a dimensão geográfica das atividades de ensino e investigação a partir do trabalho conjunto com instituições congéneres. O desenvolvimento de projetos em equipas internacionais e a internacionalização do currículo são algumas das metas previstas. 


05 de março/2020

 

Opções
Últimas Notícias
Atualização COVID-19 | Plano de retorno dos serviços
Licenciaturas | oferta formativa, acesso, saídas profissionais
Prémio Inovação Jovem Engenheiro distingue docente do IPS
IPS na primeira linha das boas práticas de desenvolvimento sustentável
Pedro Dominguinhos toma posse 'em casa' na 1ª reunião presencial do CCISP