This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Politécnico de Setúbal candidata-se a Universidade Europeia

Consórcio junta parceiros da Áustria, Bélgica, Hungria, Letónia e Roménia

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) acaba de submeter uma candidatura à constituição de uma Universidade Europeia, a E³UDRES², sigla de Engaged European Entrepreneurial University as Driver for European Smart and Sustainable Regions.

O projeto junta seis instituições de ensino superior (IES) da Áustria, Bélgica, Hungria, Letónia e Roménia, além de Portugal, e baseia a sua proposta na constatação de que a maioria da população europeia se concentra em cidades de pequena e média dimensão e áreas rurais circundantes. Logo, cabe às IES aí instaladas o papel de alavanca dos ecossistemas de inovação, transformando as regiões em autênticos laboratórios vivos, onde se produzem soluções para problemas concretos e com verdadeiro impacto na sociedade, ao mesmo tempo que se qualificam jovens profissionais preparados para os desafios de um mundo em mudança. 

Com o lema "Da Europa - Para a Europa", o consórcio propõe criar um grande "campus" resultante da partilha de conhecimento, boas práticas, competências e recursos entre os seis parceiros europeus, com o objetivo último de atuar localmente, nas respetivas regiões de influência, com uma perspetiva global.  

A referida candidatura surge alinhada com a estratégia de fortalecimento da interculturalidade e internacionalização do IPS, que visa alargar a dimensão geográfica das atividades de ensino e investigação a partir do trabalho conjunto com instituições congéneres. O desenvolvimento de projetos em equipas internacionais e a internacionalização do currículo são algumas das metas previstas. 


05 de março/2020

 

Opções
Últimas Notícias
Atualização COVID-19 | 30.03.2020
Candidaturas abertas para M23 | até 11 de maio
Candidaturas Mestrados
Licenciaturas | oferta formativa, acesso, saídas profissionais
Campanha 'Empresta ao teu colega' | Apoio a estudantes sem computador