Juntos no Regresso | Informação para estudantes
Protejam-se. Juntos, por todos

Nesta área está reunida toda a informação
destinada aos estudantes do IPS durante a Pandemia de Covid- 19
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information in english is
avalilable here. |

Após dois meses e meio de confinamento causado pela pandemia Covid-19, a
atividade letiva foi retomada, progressivamente, a partir de junho de 2020. Neste
sentido, aconselhamos a consulta das Linhas orientadoras para o funcionamento das atividades no
ano letivo 2020/2021
A informação sobre os procedimentos a adotar pelos estudantes no regresso
às atividades presenciais está disponível em despacho, que esclarece sobre: - Medidas
gerais de funcionamento e de proteção individual a seguir por todos no regresso aos campi
do IPS - Manutenção da Higienização da área de trabalho - Medidas a adotar
em contexto de sala de aula/Laboratório e em avaliações - Gestão de Resíduos - Cuidados a ter na utilização das máscaras - Monitorização de sintomas -
Proibição de atividades potenciadoras de contágio - Procedimentos de distribuição dos
KIT COVID19 IPS para estudantes
É possível fazer o download do
Guia de regresso às atividades presenciais dos Estudantes IPS, que informa
sobre todos os procedimentos. Informações adicionais sobre
"Medidas de Proteção" estão disponíveis nesta página.
Ano letivo 2020/2021: O IPS e as suas Escolas Superiores estão a
preparar o próximo ano letivo seguindo as Recomendações do MCTES e as Orientações da DGS. Em setembro de
2020 serão divulgadas as informações específicas a adotar no âmbito das atividades letivas
e não letivas nos campi do IPS, incluindo as residências e o clube desportivo.
Orientações para atividades letivas e não letivas nas Instituições Científicas e de Ensino
Superior para o ano letivo 2020/2021, emitidas pela Direção-Geral de Saúde e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino
Superior
Os planos de retorno das Escolas Superiores do IPS estão
disponíveis nas seguintes ligações: - Escola Superior de Tecnologia de
Setúbal - Escola Superior de Educação - Escola Superior de
Ciências Empresariais - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro - Escola Superior de
Saúde
Horários: são os mesmos que já estavam estabelecidos, para as
aulas presenciais
Recursos: a plataforma base a utilizar para
as aulas é o Moodle; as plataformas usadas para as
interações em via videoconferência são o Teams
e o Zoom.
Existe uma área no Moodle (Ensino a Distância IPS), com informações e tutoriais de
apoio, para os estudantes menos familiarizados com estes recursos. Aceda aqui.
Docentes: estarão inteiramente disponíveis e decidirão sobre a
metodologia mais pertinente face à matéria em causa: aulas por videoconferência,
esclarecimento de dúvidas ou resolução de casos práticos, entre outras. Estas atividades
podem ser substituídas por outras que não exijam a presença on-line simultânea entre
estudantes e docentes.
Material de apoio: aconselhamos a consulta das Orientações para o Ensino à Distância,
para um melhor entendimento dos princípios de funcionamento do EaD e partilha de dicas
úteis.
Recolha de imagem e som no EaD: apela-se ao uso responsável
das tecnologias. Relembramos que não devem gravar vídeo e/ou som ou fotografar
nenhuma atividade síncrona sem a devida autorização dos participantes - docentes e
estudantes - ou, no caso de existir essa autorização, não devem fazer uso dos conteúdos
em situação distinta daquela para a qual a autorização foi obtida. Toda e qualquer violação
de uma boa conduta neste processo será analisada no âmbito do arti
go 3.º, alínea e) e do artigo 4º do Regulamento Disciplinar dos Estudantes do IPS.

Acesso a equipamento informático IPS e a Associação
Académica (AAIPS) uniram esforços, procurando dar uso ao parque informático de apoio
aos estudantes, que neste período se encontra sem utilização e delinearam
uma medida de apoio que visa promover o acesso a equipamento
informático de todos os que não possuem meios próprios. O levantamento das
necessidades foi efetuado por cada uma das escolas superiores do IPS, que contactou a sua
comunidade estudantil nesse sentido.
De modo a garantir a equidade no acesso a estes equipamentos, foram elencados os
seguintes critérios de elegibilidade, sucessivamente aplicados para
seleção dos estudantes:
- Bolseiros dos SAS/IPS;
- Abrangidos pelo PAAS - 20% de capitação superior ao limiar de carência definido na lei
para atribuição de bolsas de estudo;
- Restante comunidade estudantil
Pode fazê-lo dentro da sua rede pessoal ou contactar a direção de qualquer uma das
escolas superiores do IPS para agilizar o empréstimo. Até agora, forma
disponibilizados 86 computadores e 23 hotspots.
Apoio técnico: A Divisão Informática garante apoio
técnico remoto, através de uma das seguintes vias de contacto:
Bibliotecas do IPS: Os horários e condições de
funcionamento das bibliotecas estão disponíveis aqui.
Divisão Académica: O atendimento presencial, na Divisão
Académica do IPS (DA), está sujeito a marcação prévia: às 2ª feiras das
10h às 12h às 3ª feiras das 10h às 12h às 5ª feiras das 14h às 16h
Para agendar: enviar email para divisao.academica@ips.pt a solicitar
marcação. Não serão realizados atendimentos presenciais sem marcação.
O contacto via email com a Divisão Académica deverá ser formulado: -
preferencialmente, através do endereço de email divisao.academica@ips.pt , - através
de contacto telefónico, de 2ª a 6ª feira das 09h às 13h e das 14h às 17h
Campus de Setúbal: 265 709 470
Campus do Barreiro: 212 029 352
Serviços de Ação Social: O Plano de retorno dos Serviços de Ação
Social do IPS está disponível aqui.
Atendimento presencial A Tesouraria e o setor de Bolsas e
Alojamento vão regressar ao atendimento presencial, por marcação prévia nos termos
abaixo:
- Tesouraria (D. Isabel Fustigas): todas as quintas-feiras entre as
09h30 e as 14h00. Marcações através do endereço tesouraria@sas.ips.pt - Bolsas de
Estudo: todas as terças-feiras (Drª. Cláudia Rosado) e sextas-feiras (Drª. Ana
Sofia Batista) entre as 09h30 e as 14h00. Marcações através do endereço bolsas.estudo@sas.ips.pt
- Alojamento (D. Cristina Almeida): todas as quartas-feiras entre
as 09h30 e as 14h00. Marcações através do endereço alojamento@sas.ips.pt
Alimentação Os serviços de refeição dos campi do IPS
encerram totalmente no mês de agosto. Durante este período,
é permitida a utilização de micro-ondas, nos espaços de refeição, desde
que sejam cumpridos os cuidados de limpeza e higienização dos equipamentos, conforme
definido no plano de retorno.
Alojamento | Residência de Estudantes de Santiago A
Residência de Estudantes de Santiago mantém-se em funcionamento, e será autorizado o
retorno de estudantes que justificadamente necessitem voltar a ocupar o seu quarto. Novas
candidaturas serão aceites em data a divulgar (ano letivo 2020/2021). Para qualquer
questão contactar: alojamento@sas.ips.pt
SASaúde São retomadas as consultas presenciais nos
seguintes termos: - Psicologia: todas as terças, quartas e
quintas, às 9h30, 10h30, 11h30, 14h30, 15h30 e 16h30 - Nutrição: todas as sextas, de manhã, às 09h30, 10h30 e 11h30 - Medicina Chinesa: todas as segundas, de manhã, às 09h30, 10h30
e 11h30 Apesar de se manterem gratuitas, as consultas obedecem a
marcação prévia através do email cristina.almeida@sas.ips.pt.
Clube Desportivo IPS O Clube Desportivo IPS vai permanecer
encerrado para atividade presencial até final do ano letivo. No entanto, e para garantir a
boa forma física de todos os praticantes regulares, continuamos a disponibilizar aqui e
aqui. Todos os inscritos em 2019/2020
(anuidade e 2º semestre) vão manter a sua inscrição válida para o 1º semestre de
2020/2021 (início a 1 de outubro de 2020 e final a 15 de fevereiro de 2021).
Unidos@IPS Iniciativa destinada a apoiar os estudantes
cujos rendimentos foram afetados pelas necessárias medidas de mitigação do surto de
COVID-19 os SAS/IPS, em parceria com as Escolas Superiores e a AAIPS. Consiste
num programa de auxílio de emergência para pagamento de propinas, mensalidades da
residência e outras despesas pontuais relacionadas com o percurso académico. O
regulamento do UNIDOS@IPS, incluindo as regras e requerimento para candidatura, está
disponível para consulta aqui.

Consulta de toda informação oficial e atualizada sobre a Pandemia:
site da Direção- Geral de Saúde.
Informação do IPS sobre o Covid-19, recomendações, medidas e
comunicações está disponível aqui.

- Avaliar a sua condição de saúde. Caso tenha sintomas associados à COVID19, ou tenha
estado em contato com doentes infetados, não se desloque ao IPS, contacte o SNS24 e siga
as recomendações;
- O uso de máscara comunitária é obrigatório para toda a comunidade académica do IPS.
Colocar uma máscara sobre a boca e nariz, assim que entrar no campus e utilizar a
máscara em todas as áreas comuns e em espaços com mais de uma pessoa. A utilização de
viseira não dispensa a utilização de máscara.
- Manter a distância de 2m para com as outras pessoas, respeitando a sinalização
colocada nos edifícios do IPS para o guiarem
- Promover o cumprimento sem contacto físico como conduta social aceitável e
justificada (não beijar, abraçar, apertar as mãos);
- Promover a renovação do ar dos locais interiores com ar proveniente do exterior
(abrindo as janelas);
- Contribuir para a manutenção da área de trabalho/estudo devidamente , bem como os
equipamentos utilizados;
- Não praticar atividades potenciadoras de contágio: utilização de aparelhos
recirculadores de ar interno das salas (ar condicionado sem circulação de ar
externo); partilha de materiais e/ou equipamentos sem a devida higienização dos mesmos
entre usos contínuos; partilha de telemóveis, tablets, computadores,
auscultadores, teclados e objetos pessoais; atividades de confraternização, em espaços
internos, com grupos superiores a 5 pessoas que não mantenham o distanciamento físico
adequado; agrupamentos de mais de dez pessoas nos espaços exteriores; incumprimento
da distância de segurança nos espaços exteriores e interiores.
Seguir, como rotina, os procedimentos preventivos amplamente divulgados pela
Direção-Geral de Saúde (DGS), designadamente:
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo
menos 20 segundos, especialmente antes e após a preparação de alimentos, antes das
refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
- Usar, em alternativa, para higiene das mãos uma solução à base de álcool;
- Usar lenços de papel de utilização única para se assoar;
- Deitar os lenços usados num caixote do lixo, lavando as mãos de seguida;
- Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
- Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com
secreções respiratórias;
- Em caso de aparecimento de sintomas, que configurem um caso suspeito de acordo
com a orientação da DGS, isto é, caso apresente infeção respiratória aguda (febre ou tosse
ou dificuldade respiratória) requerendo ou não hospitalização, tenha viajado para áreas com
transmissão comunitária ativa nos 14 dias antes do início de sintomas, ou tenha contactado
com caso confirmado ou provável de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19, nos 14 dias antes
do início dos sintomas, ou ainda um profissional de saúde ou pessoa que tenha estado
numa instituição de saúde onde são tratados doentes com COVID-19.
O IPS garante a distribuição de kits individuais máscara e álcool gel à comunidade
académica.
A informação detalhada sobre os procedimentos a adotar está disponível no
Guia de regresso às atividades presenciais dos Estudantes IPS.

Atividades Académicas As respostas às perguntas mais
frequentes relacionadas com assuntos académicos, nomeadamente, propinas, candidaturas,
pedidos e emissão de diplomas/cartas de curso e outras certidões, podem ser
consultadas aqui.
Covid- 19 As perguntas mais frequentes acerca da pandemia
Covid-19 têm resposta aqui.

Consulte aqui todas as informações enviadas à comunidade IPS:
13.08.2020 | Alteração ao Plano
de Retorno dos Serviços de Ação Social do IPS
07.08.2020 | Orientações para atividades letivas e não letivas nas Instituições
Científicas e de Ensino Superior para o ano letivo 2020/2021, emitidas pela Direção-Geral de Saúde e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino
Superior
05.06.2020 | Despacho n.º98 | Entrega de Relatórios de
Estágio, Projeto ou Dissertações
26.05.2020 | Despacho n.95 | Regresso às atividades presenciais |
Informação sobre os procedimentos a adotar pelos estudantes
27.04.2020 | Despacho n.º78 | Orientações para o retorno
gradual e progressivo às atividades presenciais
17.04.2020 | Levantamento progressivo das medidas de contenção nas IES no âmbito
da pandemia provocada pela COVID- 19
10.04.2020 | Feliz Páscoa | Mensagem do
Presidente do IPS
09.04.2020 | Despacho n.º71 | Normas Enquadradoras do Processo de Ensino a
Distância
27.03.2020 | Apoio ao Ensino a Distância | Cedência de computadores
24.03.2020 | Dia do Estudante | Mensagens do Presidente do IPS e do Presidente da AAIPS (vídeo)
23.03.2020 | Ensino à Distância | Aulas regressam a 26 de março
21.03.2020 | Mensagem do Presidente do
IPS (vídeo)
19.03.2020 | Funcionamento dos serviços de apoio ao estudante
15.03.2020 | Comunicado do
Presidente do IPS
04.03.2020 | Recomendaçoes Covid-19
28.03.2020 | Novo Coronavírus (Covid-19)
Communications in english are avalilable
here.

A situação atual obrigou a mudanças significativas nas
nossas rotinas, estando a grande maioria da nossa comunidade académica a estudar e/ou
a trabalhar a partir de casa.
Contudo, a distância que devemos manter, agora, não deve ser sinónimo de separação.
Por esse motivo, lançamos o desafio a toda a comunidade de partilhar a sua experiência e
recomendações para viver, da melhor forma, o presente e o futuro.
Estes testemunhos são publicados nas nossas páginas nas redes
sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e no Portal
IPS, para aproximar e inspirar toda a nossa comunidade.
Como está a estudar e/ou trabalhar? Tem alguma palavra de
esperança e/ou recomendação? Pode enviar o seu testemunho num dos seguintes
formatos:
1) Grave um vídeo de curta duração (no máximo 60 segundos), na vertical;
2) Tire uma foto ilustrativa, com um testemunho escrito.
Envie para o email: gi.com@ips.pt
Para o
esclarecimento de quaisquer dúvidas e/ou procedimentos em caso de ocorrência de
sintomatologia, ou outros aspetos que decorram das medidas tomadas pelo IPS à contenção
da propagação do COVID-19, contacte-nos através do endereço covid19@ips.pt ou 265 709 308 (entre as
08h30- 20h00).
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25 de
setembro/2020
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