This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

IPS anuncia certificação do COVID-LAB em dia de aniversário

Cerimónia fez balanço de ano desafiante, mas também de várias conquistas

##1##

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) já tem autorização oficial para começar a realizar testes de despistagem à COVID-19, anunciou ontem o presidente da instituição, Pedro Dominguinhos, em mais uma cerimónia comemorativa do Dia do IPS, que assinalou também a abertura do novo ano letivo.

No dia do seu 41º aniversário, o IPS recebeu como "presente" a certificação, pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge,  do COVID-LAB, laboratório instalado na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), que tem agora luz verde para testar, de forma aleatória e voluntária, os vários membros da sua comunidade, entre docentes, não docentes e estudantes, bem como membros externos de acordo com os protocolos que serão estabelecidos com diversas entidades.

"Desta forma, estamos a contribuir para o conhecimento da doença e também para a mitigação do contágio, sempre com a ciência como guia, como fizemos ao longo deste período", referiu Pedro Dominguinhos, fazendo um balanço deste ano repleto de desafios, aos quais o IPS respondeu como "comunidade envolvida, profissional e solidária".

No arranque de 2020/2021, são várias as conquistas a assinalar, enumerou o responsável, desde logo o regresso ao regime presencial, com respeito pelas regras sanitárias vigentes,  na medida em que o "ensino pleno se concretiza na relação humana e, acima de tudo, na interação pedagógica entre professores e estudantes". Num ano que será atípico, o IPS alcança também o "número inédito" de 7 500 estudantes, um crescimento de 50 por cento face a 2014, resultado das colocações no Concurso Nacional de Acesso (1031 estudantes) e das mais de 3 500 candidaturas aos concursos locais. "Nunca tantos estudantes de mestrado e CTeSP ingressaram nas escolas do IPS", vincou.

Mas 2020 ficará também para a história do IPS como o ano em que a instituição de ensino superior passa a ser um campus europeu, fruto da aprovação da candidatura a Universidade Europeia, financiada pela Comissão Europeia. O projeto E³UDRES², que arrancou no passado dia 1 de outubro, em parceria com instituições congéneres da Áustria, Bélgica, Hungria, Letónia e Roménia, "assume que os territórios são laboratórios vivos" e, como tal, é um "projeto que iremos construir em conjunto com a região, inclusivo e participado".

 Será, como referiu Pedro Dominguinhos, "uma mudança profunda no IPS", facto que foi saudado pelo diretor-geral do Ensino Superior, João Queiroz, convidado de honra nesta sessão solene comemorativa. Segundo o dirigente, as Universidades Europeias "são o grande desafio do ensino superior para os próximos anos e também uma grande oportunidade para Portugal no âmbito deste espaço europeu do ensino superior ". "Felicito vivamente o IPS por ser uma das sete instituições de ensino superior nacionais que integram consórcios vencedores", disse, lembrando o cerne desta iniciativa e o impacto esperado no futuro da Europa: "O seu objetivo é reunir uma nova geração de europeus criativos, capazes de pôr em prática uma cooperação transnacional e transdisciplinar, para fazer face aos grandes desafios societais e à escassês de competências com que a Europa se confronta".

##2##

"Os diplomados do IPS são os trabalhadores que uma empresa precisa"

Findas as intervenções de abertura, seguiu-se o momento de reconhecimento público a trabalhadores docentes e não docentes, estudantes, diplomados, personalidades e parceiros institucionais.

##3##

Este ano, o galardão Prémio Carreira alumniIPS reconheceu João de Deus, diplomado da Escola Superior de Educação (ESE/IPS) e atualmente treinador adjunto do SL Benfica, pela excelência do seu percurso profissional, em que se destacam os êxitos recentes ao serviço do clube brasileiro Flamengo, enquanto braço direito de Jorge Jesus - um total de seis títulos, nacionais e internacionais, em pouco mais de um ano. O diplomado IPS reconheceu a importância da formação aqui recebida, "enquanto profissional, mas também enquanto ser humano", e também a "responsabilidade maior" que este galardão acarreta, pelo exemplo e inspiração que a sua carreira de sucesso possa representar para os atuais estudantes.

Parceiro inestimável do IPS e da região neste ano de grandes desafios em virtude da crise pandémica, a Casa Ermelinda Freitas foi distinguida com o diploma de Instituição Benemérita, como agradecimento público pela doação de álcool e garrafões para a produção de 6 000 litros de álcool gel, essenciais para suprir as necessidades das instituições de saúde, proteção civil, IPSS e Misericórdias, entre outros apoios prestados. "Não sei se mereço porque eu é que tenho que agradecer", referiu

 Leonor Freitas, que lidera a empresa vitivinícola, destacando, para além desta, as muitas ocasiões em que o IPS apoiou a sua atividade, com o saber científico dos seus investigadores e as competências técnicas dos seus diplomados. "Os diplomados do IPS, e são cinco os que agora colaboram comigo, são os trabalhadores que uma empresa como a minha precisa, sabendo aliar a prática à teoria. É essa a característica do ensino do IPS", assinalou. 

##4##

Neste dia comemorativo, receberam ainda distinções, respetivamente de Professor Emérito e Professor Benemérito, os docentes Ana Maria Bettencourt, que esteve na origem da criação da ESE/IPS e foi presidente do Conselho Nacional de Educação (2009-2013), e Armando Pires, antigo presidente do IPS, atual vice-presidente da European Association of Institutions in Higher Education (EURASHE) e Professor Coordenador Principal na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS.

O IPS reconheceu igualmente com medalhas de excelência o docente recém-aposentado Joaquim Silva Ribeiro, principal responsável pela Certificação do Sistema Interno de Garantia da Qualidade, atribuída pela A3ES, e a funcionária não docente Cristina Gonçalves, "profissional exemplar" que, desde 2012, desempenha as funções de secretária da Presidência do IPS.

A página comemorativa das comemorações do Dia do IPS, com todas as homenagens, está disponível aqui.

Na cerimónia solene, que marcou também o encerramento oficial das celebrações do 40º aniversário do IPS,  foi igualmente lançado um site que reúne todas as entrevistas, testemunhos e atividades desenvolvidos nesse âmbito, um documento histórico agora disponível aqui.

09 de outubro/2020

Opções
Últimas Notícias
Politécnico de Setúbal expande Incubadora de Ideias de Negócio
IPS abre candidaturas a mestrado pioneiro para profissionais de Logística
Politécnico de Setúbal já é campus europeu
Politécnico de Setúbal regressa ao ensino presencial
Atualização COVID-19 | Ano letivo 2020/2021