Agência Nacional Erasmus+ distingue projeto coordenado pelo IPS

Intercâmbio com a Centennial College (Canadá) considerado uma Boa Prática

Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação reconheceu como Boa Prática um projeto de mobilidade extracomunitária com o Canadá coordenado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e desenvolvido entre 2017 e 2019.

O projeto Erasmus+, inserido na Ação-chave 1 "International Credit Mobility" (KA107), que permite a mobilidade internacional com países fora do espaço europeu, envolveu como parceiro a Centennial College (CC), a mais antiga universidade pública da província de Ontário.

O intercâmbio, para ensino e formação, centrou-se nas áreas automóvel e da aeronáutica, com o envolvimento direto de docentes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), permitindo o conhecimento mútuo das respetivas instalações, em particular alguns laboratórios, a participação em reuniões de trabalho para partilha de conhecimentos, boas práticas e experiências, e ainda visitas a empresas parceiras nas referidas áreas científicas.

Segundo a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, o projeto "foi considerado uma Boa Prática, na sequência da análise do Relatório Final e segundo os critérios estabelecidos pelo Programa", e será um dos distinguidos no âmbito de um evento online sobre "Boas Práticas Erasmus+ 2020", agendado para 10 de dezembro.

"O nosso objetivo é reforçar o processo de internacionalização e torná- lo cada vez mais inclusivo entre trabalhadores docentes, não docentes e estudantes. Esta distinção dar-nos-á ainda mais motivação para continuar a trabalhar em prol deste desígnio estratégico", considerou o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos.

Recorde-se que, em 2018, no mesmo âmbito, o IPS estabeleceu acordos institucionais com a Ucrânia (Politécnico de Kiev) e também com o Uzbequistão (Andijan Machine Building Institute ), tendo como áreas preferenciais de intercâmbio a Engenharia Eletrotécnica, a Engenharia Biomédica,  a Internacionalização e a Investigação & Desenvolvimento.

Em 2019, a instituição viu um outro projeto desta tipologia aprovado, desta feita com a Federação Russa (Financial University), para a área das Ciências Empresariais. Mais recentemente, já em 2020, o IPS obteve  financiamento Erasmus+ para um novo projeto envolvendo novamente os países da convocatória de 2018, mas que alarga a parceria a uma nova instituição uzbeque (Andijan State Medical Institute) e prevê, pela primeira vez, a mobilidade de estudantes.

Legenda da foto em anexo: Visita de docentes do IPS ao Canadá, em maio de 2019.

28 de outubro/2020