Politécnico de Setúbal reconverte profissionais para a área das TIC

Formação em competências digitais no âmbito do programa nacional UpSkill

Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma das entidades parceiras do programa UpSkill, que está a requalificar profissionais para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como resposta à crescente procura de talento digital por parte das empresas e contributo para o aumento da competitividade do País.

O programa nacional, que estima formar 3 000 pessoas em três anos, resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), e dirige-se a quem está em situação de desemprego ou queira tentar um novo rumo profissional numa área de grande carência de recursos humanos para a generalidade das empresas em processo de  transformação digital.

Atualmente a formação está a decorrer em vários politécnicos a nível nacional (Braga, Castelo Branco, Guarda, Santarém/Leiria, Porto e Viseu), sendo que a Área Metropolitana de Lisboa, onde se concentra o maior número de formandos, é assegurada pelo IPS e também pelo ISCTE.

Em Setúbal, são ao todo 47 os formandos inscritos, vindos de vários territórios do sul do País (Lisboa, Setúbal, Faro e Évora), com uma média de idades de 32 anos e níveis de habilitações académicas que vão desde o 12º ano (mínimo exigido) até ao doutoramento.

Os cursos, que têm uma duração estimada de seis meses em ambiente letivo, abarcam a programação, designadamente em Java e .Net, e as plataformas de desenvolvimento low code, como é o caso da Outsystems, sendo assegurados no IPS por docentes das escolas superiores de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) e de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS). Seguem-se três meses de estágio nas empresas aderentes ao programa, estando prevista a contratação de, pelo menos, 80 por cento dos novos recursos humanos qualificados, mediante uma remuneração mínima de 1 200 euros mensais.

Durante a formação teórica e o estágio, os formandos contam com uma bolsa equivalente ao salário mínimo nacional.

"Enquanto promotor da formação ao longo da vida, o IPS proporciona oportunidades de qualificação em idade adulta que visam o desenvolvimento de novas competências, a evolução profissional, a descoberta de outros rumos ou até mesmo a realização de projetos de vida que ficaram suspensos", lembra Carlos Mata, vice-presidente do IPS com o pelouro da Empregabilidade e Relacionamento com as Empresas e Organizações, salientando o programa UpSkill como uma "iniciativa nacional de relevo" nesta área, à qual o IPS não poderia deixar de aderir.

Ser pólo de formação neste contexto e servindo a área geográfica onde se concentra a maioria das empresas do setor TIC, significa também, para o IPS, cumprir uma das suas grandes missões, "a criação de cursos que respondam às necessidades da região e das organizações dos territórios". Exemplo recente dessa aposta, conclui o responsável, é o novo mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, uma formação de natureza profissionalizante criada em parceria com a SONAE MC.

Mais informações sobre o programa em https://upskill.pt/.

03 de fevereiro/2021