IPS e universidades brasileiras debatem cultura digital e educação

Encontro online a 14 e 15 de maio | Submissão de resumos até 3 de abril

Investigadores, professores, decisores e gestores públicos, de Portugal e do Brasil, vão estar reunidos num encontro online, entre os próximos dias 14 e 15 de maio, para debater "A cultura digital e a educação na década de 20".

O evento é uma organização conjunta entre o Instituto Politécnico de Setúbal, através da sua Escola Superior de Educação (ESE/IPS), e as universidades brasileiras Federal de Mato Grosso do Sul e Católica Dom Bosco, e pretende refletir sobre como as políticas educativas dos dois países, as escolas, os professores e os estudantes se adaptaram à nova realidade digital imposta pela pandemia.

Neste contexto de transição, em que as tecnologias digitais assumem um peso crescente nos quotidianos pessoais e profissionais, a instituição Escola "deverá, assim, ter um papel importante e é convidada, também, a atuar na preparação dos indivíduos que, cada vez mais, têm uma presença digital e recebem, por esta via, muita da informação que consomem", considera a organização. Por outro lado, as tecnologias permitem também "colocar em prática novas metodologias de ensino e aprendizagem, que podem alterar os papéis tradicionais de professor e estudante".

Ao longo de dois dias, o encontro vai distribuir-se entre palestras com estudiosos de Portugal e do Brasil, e mesas-redondas online com convidados em torno das temáticas "Cidadania Digital", "Políticas Públicas para Educação no enfrentamento da COVID-19", "Formação em tempos de pandemia" e "Práticas educativas em tempos de pandemia". As apresentações de trabalhos na modalidade de comunicação oral estão também previstas, devendo os resumos ser submetidos para apreciação até ao próximo dia 3 de abril.

O evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória até ao dia 13 de maio. Para conhecer o programa em detalhe e fazer a inscrição, consultar a página do encontro em http://projetos.ese.ips.pt/cde20/.

23 de março/2021