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EVENTOS

UDRVC-IPS SELECCIONA ESTUDO CASO DE BOAS PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS
O Centro Europeu de Desenvolvimento de Formação Profissional (CEDEFOP) acaba de publicar o "European Inventory on validation of informal and non-formal learning 2010". Nesta publicação, a UDRVC-IPS constitui o estudo caso seleccionado para caracterizar uma boa prática no âmbito organizacional - "Case Study: Recognition of prior experiential learning in Higher Education in Portugal".

PUBLICAÇÃO DO RELATÓRIO 'BALANÇO DO PROCESSO DE RVC-IPS
Encontra-se disponível para consulta o relatório "Balanço do Processo de RVC-IPS", concluído em Janeiro de 2011. Realizado com o objectivo de contribuir para a melhoria das práticas e evolução do dispositivo de reconhecimento e validação de competências implementado, o relatório reflecte os resultados da avaliação realizada pelos intervenientes - candidatos, membros e presidentes de júri - envolvidos nos Processos de RVC-IPS no período experimental e ano lectivo 2009/10.

Publicação do Relatório Maiores de 23 - 2008/09"
A exploração de questões ligadas ao acesso e à frequência dos adultos no ensino superior – particularmente representados no concurso Maiores de 23 – assumem especial relevância numa instituição que valoriza tanto a vertente de investigação como as políticas de apoio à aprendizagem ao longo da vida. Assim sendo, o estudo"Relatório do Processo Maiores de 23 anos - 2008/09" agora divulgado pela UDRVC-IPS tem como principal objectivo fornecer uma visão global do Processo Maiores de 23 no IPS no ano em referência.

Para uma leitura aprofundada, informa-se que o referido relatório se encontra disponível na página da UDRVC – Estudos & Investigação no portal do IPS.

Participação na Conferência Internacional Learning and Teaching in Higher Education
No dia 16 de Abril de 2010 a UDRVC-IPS apresentou o poster intitulado "O reconhecimento de adquiridos experienciais no ensino superior: percursos individuais de aprendizagem" na Conferência Internacional Learning and Teaching in Higher Education que decorreu na Universidade de Évora.

Esta apresentação reflecte o trabalho efectuado pela Unidade na área do Reconhecimento e Validação de Competências, nomeadamente no que diz respeito à criação de percursos de aprendizagem individualizados para estudantes adultos do IPS.

UDRVC NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE CREDITAÇÃO DE QUALIFICAÇÕES
A UDRVC-IPS participou no passado dia 25 de Novembro na Conferência Internacional sobre Creditação de Qualificações Não Formais e Informais no Ensino Superior, organizada pela Universidade de Lisboa, com apresentação de um poster intitulado "Reconhecimento de aprendizagens não formais e informais no ensino superior".

CANDIDATURAS AO PROCESSO RVC: ATÉ 30 NOV.
As candidaturas ao Processo de Reconhecimento e Validação de Competências do IPS (Processo RVC-IPS) decorrem até ao dia 30 de Novembro.

WORKSHOPS - APOIO À ELABORAÇÃO DE DOSSIER DE COMPETÊNCIAS - INSCRIÇÕES ATÉ 19 OUT.
Estão abertas, até 19 de Outubro, as inscrições para os Workshops de apoio à elaboração do Dossier/Portfólio de Competências no âmbito do Processo de Reconhecimento e Validação de Competências do IPS.

12 OUTUBRO: SESSÃO DE ESCLARECIMENTO ESTUDANTES 'PROCESSO RVC-IPS'
No dia 12 de Outubro, pelas 17 horas, decorre no anfiteatro da ESE uma sessão de esclarecimento sobre o processo de RVC destinada a todos os estudantes do IPS. A sessão é realizada pela UDRVC-IPS no âmbito do período de candidaturas do ano lectivo 2009/10 que decorre até dia 30 de Novembro.

SESSÕES DE DIVULGAÇÃO UDRVC PARA COMUNIDADE IPS
Durante os dias 2, 3, 4 e 10 de Março 2009 decorrem nas 5 Escolas do Instituto Politécnico de Setúbal, Sessões de Divulgação relativamente à nova Unidade IPS UDRVC (Unidade de Desenvolvimento, Reconhecimento e Validação de Competências).

SEMINÁRIO "NOVOS PÚBLICOS NO IPS: OS MAIORES DE 23 ANOS"
Objectivos: promover e aprofundar o conhecimento sobre o público- alvo dos adultos do IPS (M23); dar a conhecer a especificidade do público- alvo dos adultos nas Escolas do IPS: características e potencialidades; divulgar a diversidade de boas práticas das Escolas do IPS; promover a reflexão sobre o papel da experiência nos processos de aprendizagem doa adultos.