This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Estudantes Atividades Académicas Inscrições
Inscrições
PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÕES 2018/2019

A inscrição dos estudantes a frequentar cursos ministrados nas Escolas do IPS é efetuada online, no portal da Escola, apenas se considerando completa após:

    (1) a inscrição nas unidades curriculares,
    (2) o pagamento da 1ª prestação da propina, com exceção dos candidatos a bolsa de estudo e
    (3) do comprovativo de morada de residência fiscal, apenas em caso de alteração (enviado através da conta de correio eletrónico do IPS, para o endereço divisao.academica@ips.pt).

A inscrição decorre no período estabelecido no calendário de matrículas e inscrições (ver abaixo), sendo aplicada a coima prevista na tabela de emolumentos a quem não cumpra os prazos estabelecidos.

Não podem efetuar inscrição os estudantes com quaisquer dívidas para com o IPS.

DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÕES

As inscrições são realizadas exclusivamente online.

A inscrição implica o pagamento de uma taxa, que contempla o seguro escolar e os custos com o processo de inscrição, bem como uma propina de acordo com o regulamento de propinas. A propina pode ser paga na totalidade ou em 10 prestações, sendo a primeira paga obrigatoriamente no ato de inscrição independentemente da data que consta na referência multibanco. A inscrição apenas fica válida após o pagamento da primeira prestação da propina, com exceção dos candidatos a bolsa de estudo. Caso não seja paga dentro do prazo estabelecido, serão aplicadas coimas por não cumprimento de prazos.

Em caso de alteração de morada, os estudantes têm ainda que proceder ao envio, à Divisão Académica, do comprovativo da mesma, que pode ser obtido por uma das seguintes formas:

    a) No Portal das Finanças - pedindo o comprovativo de morada fiscal no Portal das Finanças. Basta aceder ao Portal, e carregar em “Serviços Tributários”. Deverá então seguir o seguinte caminho: Serviços Tributários > Cidadãos > Obter > Certidões > Efectuar Pedido. Aí poderá obter a sua certidão de domicílio fiscal. A grande vantagem de obter este comprovativo é que não representa qualquer despesa.
    b) Na Loja do Cidadão - Pode solicitar o comprovativo de morada (que vive e onde vive), o qual tem custos. O comprovativo é entregue no próprio dia.
    c) Na Junta de Freguesia - Pode também obter o comprovativo na Junta de Freguesia. O custo é o mesmo do aplicado na Loja do Cidadão, não sendo em geral fornecido no próprio dia.
MUDANÇAS DE REGIME ENTRE DIURNO E PÓS-LABORAL/NOTURNO E MUDANÇAS DE RAMO

Para os cursos que funcionam em mais que um regime (diurno e noturno ou pós-laboral), ou possuam ramos, apenas é aceite um pedido de mudança de regime ou de ramo por ano letivo, implicando sempre o pagamento de emolumentos.

Além disso, as mudanças de regime e as mudanças de ramo não podem ser solicitadas no ano de matrícula.

Na ESTSetúbal não são aceites pedidos de alteração entre o horário diurno e o pós-laboral.

REGIME PRECEDÊNCIAS

O regime de precedência pode ser consultado no documento Regime de Precedências do IPS.

CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES

Os calendários de inscrições para 2018/2019 podem ser consultados no documento Calendário de Matrículas e Inscrições (PDF | 96KB)