This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Estudantes Atividades Académicas Unidades Curriculares Isoladas e Subsequentes
UNIDADES CURRICULARES ISOLADAS E SUBSEQUENTES
Unidades Curriculares Isoladas e Subsequentes
Listas Sem Reconhecimento


UNIDADES CURRICULARES ISOLADAS

O IPS faculta ainda a inscrição, de forma isolada, nas UC que ministra e se encontrem em funcionamento, a estudantes inscritos num curso de ensino superior, bem como a outros interessados, de acordo com o artigo 46.º-A do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto.

Podem candidatar-se à frequência de UC isoladas de CTeSP ou de cursos de licenciatura:

    a) Os estudantes de qualquer estabelecimento do ensino superior português ou estrangeiro;
    b) Os aprovados nas Provas M23, em UC do(s) curso(s) para o(s) qual(quais) prestaram as provas;
    c) Os estudantes de CTeSP de qualquer estabelecimento de ensino português;
    d) Os detentores do 12.º ano ou equivalente;
    e) Outros considerados pelos CTC como aptos para a frequência das UC pretendidas, através da respetiva análise curricular.
Podem candidatar-se à frequência de UC isoladas de ciclos de estudo de mestrado ou de pós-graduação:
    a) Os detentores de uma licenciatura, da mesma área de estudos, do IPS ou de outro estabelecimento de ensino superior;
    b) Outros considerados pelos CTC como aptos para a frequência das UC pretendidas, através da respetiva análise curricular.
As candidaturas são efetuadas online na Portal do IPS, acompanhadas do Curriculum Vitae do candidato e de comprovativo da habilitação académica.

As UC isoladas têm associada uma propina em função dos créditos ECTS e do valor de propina por crédito da formação a que pertencem, majorados por um coeficiente estabelecido pelo Conselho Geral do IPS. No caso de estudantes internacionais, o valor da propina por crédito de formação é ainda afetado pelo fator aprovado pelo Conselho Geral, para este tipo de estudantes.

Cada estudante pode inscrever-se a Unidades Curriculares Isoladas, até um máximo de 60 créditos ECTS acumulados ao longo do seu percurso académico de um mesmo ciclo de estudos, independentemente da obtenção de aprovação.

A limitação à inscrição em 60 créditos ECTS apenas se aplica às Unidades Curriculares Isoladas em que um estudante se inscreva a partir do ano letivo 2018-2019, inclusive, não se aplicando às Unidades Curriculares Isoladas que, tendo em vista o ano letivo 2018-2019, tenham sido realizadas ao abrigo da legislação anterior.

Exemplo: Um estudante que, num ano letivo anterior a 2018-2019, já se tenha inscrito a 45 créditos ECTS em Unidades Curriculares Isoladas de um ciclo de estudos, ao abrigo do artigo 150º do Regulamento das Atividades Académicas do IPS, no ano letivo 2018- 2019 pode inscrever-se, pelo mesmo regime, em até 60 créditos ECTS desse ciclo de estudos.

UNIDADES CURRICULARES SUBSEQUENTES

Aos estudantes inscritos num ciclo de estudos, o IPS faculta a inscrição em UC de ciclos de estudos subsequentes, de acordo com o artigo 46.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto.

As UC de ciclos de estudos subsequentes apenas podem ser frequentadas na modalidade de UC subsequentes e exigem que o estudante se encontre inscrito no curso precedente.

Podem solicitar inscrição em UC subsequentes:

    a) De ciclos de estudo de cursos de licenciatura, os estudantes inscritos em CTeSP;
    b) De ciclos de estudo de cursos de mestrado, os estudantes inscritos em cursos de licenciatura.
O pedido é formulado através de requerimento em modelo próprio, na DA.

A autorização é aprovada pelo Presidente do CTC, mediante parecer do Coordenador/Diretor de Curso, ouvido o RUC.

Caso a soma dos créditos a que o estudante se inscreve no curso que frequenta com os créditos das UC subsequentes não exceda os 40 créditos ECTS, a inscrição fica isenta de pagamento de propinas adicionais.

Todos os créditos em excesso, a partir dos 40, têm uma propina associada igual às Unidades Curriculares Isoladas.

No caso do estudante finalista, a propina associada a todos os créditos ECTS em excesso, a partir dos 40, será paga apenas se o estudante não ingressar no curso subsequente.

Consulte:
Regulamento das Atividades Académicas