This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Candidatos Matrículas: 1º ano | 1ª Vez Documentação
DOCUMENTAÇÃO

Procedimento
Calendário e horário
Documentação para Licenciatura

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

A matrícula é realizada online, acedendo ao link que recebe por sms, tendo que obrigatoriamente concluir o processo com a entrega presencial, no IPS, dos seguintes documentos (a não apresentação de qualquer um dos documentos listados, implica a não realização da matrícula).

As matrículas para os colocados na 3ª Fase realizam-se exclusivamente online. Os documentos obrigatórios para a finalização da matrícula devem ser enviados para o email matriculas@ips.pt nos prazos indicados no calendário.

A comunicação com o IPS, a partir do momento que recebe as credenciais de acesso, é realizada unicamente através do email institucional.

  • Boletim de Inscrição (3 vias) impresso após realização da matrícula online
  • Original e Cópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte ou minuta de documento de identificação (DOC|175KB);
  • Original e Cópia do Cartão de Contribuinte (apenas para cidadãos portugueses, caso de ainda não terem o Cartão de Cidadão);
  • Original do Boletim Individual de Saúde com a vacina antitetânica atualizada ou declaração do comprovativa.
  • Original do Comprovativo de morada oficial - o comprovativo de morada, exigido para efeitos de matrícula e inscrição nos cursos do IPS, pode ser obtido por uma das seguintes formas:
    • a) No Portal das Finanças - pedindo o comprovativo de morada fiscal no Portal das Finanças. Basta aceder ao Portal, e carregar em “Serviços Tributários”. Deverá então seguir o seguinte caminho: Serviços Tributários > Cidadãos > Obter > Certidões > Efectuar Pedido. Aí poderá obter a sua certidão de domicílio fiscal. A grande vantagem de obter este comprovativo é que não representa qualquer despesa.
      b) Na Loja do Cidadão - Pode solicitar o comprovativo de morada (que vive e onde vive), o qual tem custos. O comprovativo é entregue no próprio dia.
      c) Na Junta de Freguesia - Pode também obter o comprovativo na Junta de Freguesia. O custo é o mesmo do aplicado na Loja do Cidadão, não sendo em geral fornecido no próprio dia.
  • Original e Cópia do Certificado(s) de Habilitações da Licenciatura (se aplicável) e outro(s) Certificado(s) exigido(s) no ato da candidatura;
  • Original do Comprovativo dos pré-requisitos exigidos para os cursos de Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa, Acupunctura, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia da Fala;
    • Licenciatura em Tradução e Interpretação da Língua Gestual Portuguesa: Comprovativo de realização do Pré- requisito (Grupo F) – Declaração Médica comprovando acuidade visual e ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional e de comunicação interpessoal, a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia - Minuta Pré-Requisitos Grupo F (PDF | 126KB);
    • Licenciatura em Acupunctura, Enfermagem e Fisioterapia: Comprovativo de realização do Pré-requisito (Grupo A) – Declaração Médica comprovando não apresentar deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional e de comunicação interpessoal, a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia - Minuta Pré-Requisitos Grupo A (DOC | 77KB);
    • Licenciatura em Terapia da Fala: (Grupo A) – Declaração Médica comprovando não apresentar deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional e de comunicação interpessoal, a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia, bem como declaração emitida por um Terapeuta da Fala, comprovando a ausência de perturbações de linguagem e/ou fala e do domínio da língua portuguesa, tal como é falada e escrita em Portugal - Minuta Pré-Requisitos Grupo A e Declaração Médica (DOC | 236KB).
  • Comprovativo do pagamento da propina ou Cópia do boletim de candidatura a bolsa de estudo dos Serviços de Ação Social (se apresentou candidatura).

A matrícula implica o pagamento de uma taxa (ver Tabela de Emolumentos. ), que contempla o seguro escolar e os custos com o processo de matricula, bem como uma propina de acordo com o Regulamento de Propinas. A propina pode ser paga na totalidade ou em 10 prestações sendo a primeira paga obrigatoriamente no ato de matrícula. A matrícula apenas fica válida após o pagamento da primeira prestação da propina, com exceção dos candidatos a bolsa de estudo. Caso não seja paga dentro do prazo estabelecido, serão aplicadas coimas por não cumprimento de prazos.

REGIME PRECEDÊNCIAS

O regime de precedência pode ser consultado no documento Regime de Precedências do IPS.

CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS

Os calendários de matrículas podem ser consultados no Calendário de Matrículas e Inscrições.