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Estudantes Atividades Académicas FAQ´S
FAQ´S
DIPLOMAS E/OU CARTAS DE CURSO

1. Quando posso solicitar o meu diploma?
Quando tiver concluído todas as unidades curriculares que fazem parte do seu plano de estudos e as mesmas se encontrarem validadas (a verde) na sua ficha de estudante.

2. Qual o custo do meu diploma?
Consulte a tabela de emolumentos em vigor do Instituto Politécnico de Setúbal em
https://www.si.ips.pt/ips_si/conteudos_service.conteudos_cont?pct_id=11183&pv_cod=40xraFgb5Ykp

3. Posso pedir diploma e carta de curso em simultâneo?
Sim, pode. Consulte a tabela de emolumentos em vigor
https://www.si.ips.pt/ips_si/conteudos_service.conteudos_cont?pct_id=11183&pv_cod=40xraFgb5Ykp

4. Quanto tempo demora a emitir estes documentos?
São emitidos no prazo de até 10 dias úteis, exceto se for diploma de Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), uma vez que este carece de registo na Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e, por isso, pode levar mais alguns dias a ser emitido.

5. É possível obter estes documentos em menos tempo?
Sim, pode pagar uma taxa de urgência e o diploma é entregue no prazo máximo de 3 dias úteis, exceto se for diploma de CTeSP (pelas razões acima mencionadas. Consulte o valor da taxa de urgência na tabela de emolumentos em vigor https://www.si.ips.pt/ips_si/conteudos_service.conteudos_cont?pct_id=11183&pv_cod=40xraFgb5Ykp

6. Sou estudante bolseiro. Posso beneficiar de algum desconto?
Sim, os estudantes bolseiros do SAS/IPS têm uma redução de 50% na emissão de diplomas, até seis meses após a conclusão do curso.

7. Como faço o pedido sem ter de me deslocar aos serviços de atendimento presencial?
Pode realizar o pedido de diploma ou diploma/carta de curso, no Portal da Escola onde concluiu o curso. Entre na sua ficha de estudante, na coluna do lado direito clique na opção "Requerer certidões" e selecione o "Tipo de Certidão".
Pode, em alternativa, enviar um email para Divisão Académica divisao.academica@ips.pt anexando o impresso preenchido que pode ser obtido através deste link http://www.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=38963 , devendo também anexar cópia do Cartão de Identificação ou a minuta de substituição do documento de identificação
http://www.ips.pt/ips_si/conteudos_geral.conteudos_ver?pct_pag_id=29686&pct_parametros=p_pagina=29686&pct_disciplina=&pct _grupo=1785 .

8. Os documentos podem ser enviados pelo correio?
Atendendo a que o IPS adotou, como medida de prevenção à pandemia COVID 19, o encerramento dos serviços de atendimento ao público do IPS, o diploma só pode ser enviado digitalmente, por email.
Logo que o atendimento ao público seja reestabelecido, a DA envia email indicando a partir de que data poderá proceder ao levantamento do documento. Nessa data, pode requerer o envio por correio, devendo efetuar o pagamento das despesas de expedição, no valor de 7,5¤.

9. Como pode ser realizado o pagamento dos documentos solicitados?
Será enviada uma referência multibanco para pagamento. Não deve proceder ao pagamento através do envio de cheque ou vale postal.

10. Posso solicitar o meu diploma com tradução em Inglês?
O diploma é acompanhado de um suplemento ao diploma, que é um documento bilingue (em português e inglês).

11. Se solicitar Diploma e Carta de Curso em simultâneo, quando os recebo?
O Diploma é enviado por email no prazo de 10 dias úteis após o seu pagamento, mas a carta de curso é entregue anualmente em Cerimónia, com a data a definir pelo IPS em cada ano.


PROPINAS

1. O valor da propina definido para 2019/2020 vai ser alterado
Não, o valor da propina aprovado no Regulamento de Propinas mantém-se para o presente ano letivo.

2. O prazo de pagamento da propina definido para 2019/2020 vai ser alterado?
Sim, a data fim de pagamento foi prolongada até dia 30/09/2020.

3. Posso utilizar as mesmas referências multibanco existentes na ficha individual de estudante para realizar o pagamento das propinas, que agora têm data fim diferente?
Sim, apenas alterou a data fim, as referências e o número de prestações mantém-se.

4. Recebi o resultado da candidatura à bolsa de estudo. Como posso proceder ao pagamento da 1ª prestação da propina?
Após tomar conhecimento do resultado da candidatura tem 8 dias para proceder ao pagamento da 1ª prestação da propina.
Deverá enviar um email para divisao.academica@ips.pt a solicitar indicação do IBAN do IPS para realizar a transferência bancária.
Após realizar a transferência deverá enviar, para o email da Divisão Académica, comprovativo da operação e indicação do nome completo, número de estudante e escola que frequenta.

5. Tenho um plano de pagamento aprovado para regularização da dívida de propina, como posso proceder ao pagamento da prestação?
Deverá enviar um email para divisao.academica@ips.pt a solicitar indicação do IBAN do IPS para realizar a transferência bancária.
Após realizar a transferência deverá enviar, para o email da Divisão Académica, comprovativo da operação e indicação do nome completo, número de estudante e escola que frequenta.

6. Posso obter o recibo do pagamento de propinas realizado?
Sim. Deverá enviar email para divisao.academica@ips.pt a solicitar os recibos que serão remetidos via email.


CANDIDATURAS

1. O calendário para realização das Provas de Conhecimento para Estudante Internacional mantém-se?
O calendário para a realização das Provas Estudante Internacional foi alterado. As Provas irão realizar-se na mesma data para os candidatos à 1ª e 2ª fase (de 29 de junho a 3 de julho de 2020). Pode consultar calendário em https://www.si.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina? P_pagina=32508

2. Não tenho ENEM, posso candidatar-me ao Concurso de Acesso e Ingresso a Estudante Internacional?
Pode. Desde que tenha o ensino médio concluído.

3. Não tenho a documentação apostilada, posso efetuar a candidatura ao Concurso de Acesso e Ingresso a Estudante Internacional e entregar posteriormente?
Não. No ato da candidatura, o Certificado de Habilitações do ensino secundário ou equivalente, com discriminação das disciplinas e respetiva classificação, deve estar devidamente autenticado pela Embaixada ou Consulado português no país de origem, ou pela Apostilha da Convenção de Haia.

4. Sou Estudante internacional e já frequento o Ensino Superior, posso candidatar- me através de que concurso?
Pode efetuar candidatura através do concurso especial para estudantes internacionais e/ou através do concurso de mudança de par instituição/curso, caso reúna as condições exigidas para tal.

5. Não podendo deslocar-me ao médico, posso entregar Declaração Médica exigida para os Pré-Requisitos do Grupo H (Desporto) posteriormente?
Pode, devendo submeter na candidatura aos Pré- requisitos uma declaração de compromisso de honra disponível em https://www.si.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=34622 devendo a Declaração Médica ser entregue aquando a realização das provas.

6. As sessões de esclarecimento às provas M23 vão realizar-se conforme previsto no Calendário?
As sessões irão realizar-se nos prazos previstos no calendário, com recurso a plataformas digitais. Pode consultar manual de apoio em https://www.si.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=31628

7. Onde consigo obter mais informação relativamente a regimes de acesso e ingresso aos Cursos no IPS?
Pode consultar o Portal do IPS, na área de Candidaturas, em https://www.si.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=36962


OUTROS ASSUNTOS

1. Como posso comunicar com a Divisão Académica
O atendimento ao público encontra-se atualmente encerrado, por conta das medidas de prevenção do COVID 19. Pode comunicar com a Divisão Académica por telefone, email ou através do chat do Teams. Consulte https://www.si.ips.pt/ips_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=30688

2. Como posso obter uma certidão de matrícula/inscrição ou de aproveitamento?
Pode realizar o pedido de certidão, no Portal da Escola onde se encontra inscrito. Entre na sua ficha de estudante, na coluna do lado direito clique na opção "Requerer certidões" e selecione o "Tipo de Certidão".