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Sobre o IPS Avaliação e Qualidade Política da Qualidade
POLÍTICA DA QUALIDADE
Política da Qualidade
Manual da Qualidade
Sistema Integrado de Gestão e Garantia da Qualidade (SIGGQ)
Estrutura da Qualidade
Processos
Procedimentos
Avaliação Interna
Avaliação Externa e Certificações
Parcerias
Outros Documentos do SIGGQ


POLÍTICA E OBJETIVOS DA QUALIDADE

Assumindo a gestão da qualidade enquanto elemento central da estratégia institucional para a melhoria contínua das suas atividades, o IPS definiu um sistema de gestão e garantia da qualidade, organizado de acordo com o seu contexto organizacional. Este sistema, que identifica as responsabilidades dos vários órgãos e serviços neste domínio, bem como o envolvimento e as responsabilidades dos estudantes e demais partes interessadas nos processos de garantia da qualidade, decorre da Política da Qualidade do IPS, de acordo com a qual:

“O IPS responde às necessidades das suas partes interessadas, através da integração e consolidação das atividades que desenvolve, tendo por base informação atualizada e fidedigna que lhe permite melhorar, de forma permanente, o seu desempenho e os resultados obtidos nas suas várias esferas de ação.”

Esta assenta nos seguintes Objetivos da Qualidade:
    1. Cumprir os requisitos legais e as normas aplicáveis à sua atividade;
    2. Defender os princípios éticos do respeito pela pessoa, da justiça social, da igualdade de oportunidades, da proteção da diversidade cultural, do rigor e da honestidade intelectual, da transparência e assunção de responsabilidades;
    3. Garantir mecanismos de gestão de informação atualizada e fidedigna que permitam um suporte efetivo aos processos de tomada de decisão;
    4. Manter um adequado e participado planeamento estratégico, traduzido em planos a vários níveis, com objetivos, indicadores e metas, monitorizados periodicamente;
    5. Estabelecer uma oferta formativa que dê resposta às necessidades e expetativas das partes interessadas, promovendo um ensino e aprendizagem centrado no estudante e monitorando os processos conducentes ao sucesso académico;
    6. Promover, avaliar e melhorar as atividades de I&D, empreendedorismo e inovação e a sua articulação com as atividades de ensino e aprendizagem;
    7. Promover, avaliar e melhorar as relações com a comunidade envolvente, visando a difusão e transferência de conhecimento científico e tecnológico;
    8. Promover, avaliar e melhorar a participação em redes de cooperação, nacionais e internacionais, com instituições de ensino superior, empresas e outras entidades;
    9. Fomentar uma cultura organizacional da qualidade, disponibilizando, de forma regular, informação pública das atividades desenvolvidas, incrementando o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e a responsabilidade social e institucional;
    10. Promover a melhoria contínua das infraestruturas e sistemas de suporte, em termos de conforto, segurança, saúde e preservação do meio ambiente.