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Sobre o IPS Avaliação e Qualidade Estrutura da Qualidade
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ESTRUTURA DA QUALIDADE

Para a operacionalização do SIGGQ, o IPS definiu uma estrutura organizativa própria, adaptada às necessidades de monitorização e gestão dos respetivos processos. A estrutura do SIGGQ integra:

  1. Presidente do IPS, responsável máximo pelo sistema e que coordena;
  2. Conselho para a Qualidade, órgão consultivo do Presidente;
  3. Unidade para a Avaliação e a Qualidade (UNIQUA), estrutura central;
  4. Núcleo do Sistema de Gestão da Qualidade (NSGQ), órgão de coordenação operacional;
  5. Unidades de Melhoria Contínua (UMC), estruturas locais.

Estrutura da Qualidade (PDF | 60Kb)


UNIDADE PARA A AVALIAÇÃO E A QUALIDADE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL (UNIQUA/IPS)

NÚCLEO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (NSGQ)

O NSGQ integra um representante de cada uma das UMC e um representante da Associação Académica, tendo como competências:

  • Apreciar e pronunciar-se sobre os documentos de carácter institucional do SIGGQ, tendo em vista, sobretudo, a sua articulação entre as escolas/serviços;
  • Apreciar e pronunciar-se sobre a implementação e acompanhamento das ações de melhoria, definição de responsabilidades, recursos, metodologia e prazos, decorrentes da revisão do SIGGQ;
  • Acompanhar os processos administrativos de avaliação interna e externa.

É constituído pelos seguintes elementos:

  1. Prof. António Marques (ESS)
  2. Prof.ª Boguslawa Sardinha (ESCE)
  3. Prof. João Pires (ESE)
  4. Prof.ª Gabriela Gomes (ESTBarreiro)
  5. Prof. Nuno Nunes (ESTSetúbal)
  6. Prof. ª Lurdes Pedro (Serviços Centrais)
  7. Dra. Marisa Santos (Serviços Ação Social)
  8. Bruno Fragueiro (Associação Académica)

Núcleo do Sistema de Gestão da Qualidade

UNIDADES DE MELHORIA CONTÍNUA

Em cada UMC a responsabilidade máxima é dos respetivos Diretores e Administradores, sendo estas estruturas constituídas por:

    a) Escolas - Diretor ou elemento da Direção da escola (representante da escola no NSGQ), que coordena; Presidente do Conselho Técnico Cientifico (CTC) ou elemento designado pelo órgão; Presidente do Conselho Pedagógico (CP) ou elemento designado pelo órgão; Presidente do Conselho de Representantes (CR) ou elemento designado pelo órgão; Um trabalhador não docente, designado pela Direção da escola; Um estudante, designado pela Associação Académica do IPS.

    b) Serviços Centrais - Administradora, que coordena; Chefe das Divisões Académica, Recursos Humanos e Financeira de Aprovisionamento e Património; Um trabalhador não docente designado pela Administradora; Um estudante, designado pela Associação Académica do IPS.

    c) Serviços de Ação Social - Administradora, que coordena; Um trabalhador não docente designado pela Administradora; Um estudante, designado pela Associação Académica do IPS.

Compete às UMC:

  • Assegurar a implementação e divulgação da Política da Qualidade;
  • Promover, coordenar e garantir a implementação do SIGGQ nas escolas/SC/SAS;
  • Monitorizar os processos e suas atividades, no que à escola/serviço dizem respeito, com base nos indicadores definidos;
  • Monitorizar a implementação das ações de melhoria;
  • Propor ao Núcleo do Sistema de Gestão da Qualidade ações de melhoria;
  • Acompanhar a implementação das ações corretivas e preventivas, no que aos seus processos diz respeito;
  • Colaborar no processo administrativo de avaliação interna e externa.