NOVO PORTAL IPS – TEXTOS
NAVEGAÇÃO PELO MENU PRINCIPAL
CONHECER > RESPONSABILIDADE SOCIAL > PROJETOS NA COMUNIDADE
(Comunidade para uma Vida Saudável + Programa UPskill + Projeto SPLIT + Limpeza do Estuário do Sado + App ONParkinson + idoSOS + Praia Acessível)
url: ips.pt/projetos-na-comunidade
Vida Saudável | UPskill | Projeto SPLIT | Limpeza do Sado | ONParkinson | idoSOS | Praia Acessível | Outros Projetos
Projetos na Comunidade
Para além de entregar competências e conhecimentos valiosos para o sucesso académico e profissional, o ensino superior deve ter um papel determinante no desenvolvimento social, económico e tecnológico da sociedade. É, por isso, que nos mantemos empenhados em colocar o conhecimento e tecnologia produzidos no IPS ao serviço da população residente na região de Setúbal, concretizando inúmeros projetos em benefício da comunidade envolvente. Estes projetos assumem uma vocação marcadamente social e nascem das diversas parcerias estabelecidas e da iniciativa dos nossos estudantes e trabalhadores, inseridos nas unidades curriculares que compõem os nossos cursos superiores ou resultantes do trabalho de investigação e inovação que produz efeitos práticos na vida dos habitantes da nossa região.
Comunidade para uma Vida Saudável

Este projeto propõe combater o isolamento social de idosos em bairros carenciados de Setúbal, através da prática de atividade física e coesão social (por ex. caminhadas e corridas ao final do dia, passeios de canoagem, etc). A iniciativa, desenvolvida por estudantes da licenciatura em Desporto, pretende também avaliar a condição física geral e funcional da população idosa, sensibilizando-a para a importância do exercício físico, para além de proporcionar momentos sociais de convívio, favorecendo o crescimento de uma comunidade para uma vida saudável. O projeto venceu o Prémio de Voluntariado Universitário, atribuído pelo Santander Universidades, em 2019.
Programa UPskill
O Politécnico de Setúbal é uma das entidades parceiras do Programa UPskill, que está a requalificar profissionais para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como resposta à crescente procura por talento digital e à necessidade de aumentar a competitividade do país. Inseridos neste programa nacional, entregamos novos conhecimentos e competências a pessoas em situação de desemprego ou que pretendam seguir um novo rumo profissional, numa área com grande carência de recursos humanos para a generalidade das empresas que se encontram em processo de transformação digital. Os cursos têm uma duração estimada de seis meses em ambiente letivo, seguidos de três meses de estágio nas empresas aderentes.

Projeto SPLIT

Desenvolvido por investigadores e clínicos da Escola Superior de Saúde do IPS, da Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa e da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o Projeto SPLIT implementou um sistema inovador para o tratamento diferenciado das pessoas com lombalgia, definido consoante o risco de desenvolver dor crónica. A inovação na triagem e referenciação produziu efeitos na qualidade dos cuidados prestados aos pacientes com esta patologia, tendo em vista a redução dos casos de lombalgia crónica. Os bons resultados alcançados deram origem ao Projeto MyBack, um programa de autogestão personalizado que capacita o utente para gerir, a longo prazo, os seus sintomas.
Limpeza do Estuário do Sado
Todos os anos, os novos estudantes do IPS voluntariam-se para uma ação de limpeza das margens do Estuário do Sado, na zona industrial da Mitrena. Esta iniciativa de sensibilização, que mobiliza centenas de estudantes em cada ano letivo, realiza-se em parceria com a Ocean Alive e integra as atividades de acolhimento da Associação Académica do IPS (AAIPS), contando com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia do Sado e Transportes Luísa Todi. Através desta ação, procura-se despertar a consciência ambiental e promover uma forma diferenciada de integração de quem chega à comunidade IPS e às cidades de Setúbal e do Barreiro.

ONParkinson

Desenvolvida pelos departamentos de Fisioterapia da ESS/IPS e de Informática da ESTSetúbal/IPS, em parceria com a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), a aplicação ONParkinson facilita a gestão diária dos cuidados de saúde e a monitorização da evolução da doença de Parkinson. Concebida para utilização personalizada dos doentes e respetivos familiares/cuidadores, integra também uma plataforma web que permite aos profissionais de saúde a definição dos planos de exercício e o registo dos progressos de cada doente.
idoSOS |
Os estudantes das licenciaturas em Fisioterapia e Animação Sociocultural, dinamizam o projeto “idoSOS – Um dedo de conversa”. Esta iniciativa procura combater o impacto do isolamento social, prestando apoio técnico e emocional. Com o foco no bem-estar e melhoria da qualidade de vida da população idosa, este projeto aproxima as gerações com atividades que permitem a partilha e a reflexão sobre a atualidade, as suas experiências, hobbies e histórias de vida, entre outras temáticas de interesse mútuo.

Praia Acessível |

Em cada época balnear, estamos em várias praias da região de Setúbal a prestar apoio especializado e a garantir que os banhistas com mobilidade reduzida e invisuais possam usufruir do areal, do sol e do mar, em segurança e comodidade. As ações são dinamizadas pelos estudantes das licenciaturas em Enfermagem, Terapia da Fala, Fisioterapia, Desporto e Animação Sociocultural e incluem a gestão e controle dos equipamentos, apoio assistido ao banho de mar e realização de atividades de lazer. Os projetos “All and One” e “Praia para Todos”, na área do turismo acessível, resultam de protocolos estabelecidos com os municípios de Sesimbra e Setúbal, respetivamente.
Outros Projetos
Teatro Politécnico | Recriar-se | Learn2Behave | Ouvindo os Idosos |

páginas relacionadas
Notícias
Formar engenheiros num mundo em mudança: Conferência internacional junta especialistas no IPS
Guilherme d’Oliveira Martins, antigo ministro da Educação, é um dos oradores da 6.ª Conferência Internacional da SPEE.
Wave of Talent: Mais de 50 alunos exploram o Ensino Superior e a região em mais uma academia de verão
O programa imersivo voltou a oferecer uma semana de atividades dinâmicas e colaborativas com base na metodologia Design Thinking.
Politécnico de Setúbal ganha novo polo de inovação tecnológica em parceria com o instituto CCG/ZGDV
Projeto é reconhecido como estratégico pela CCDR de Lisboa e Vale do Tejo.