Inquéritos Pedagógicos
Objetivos
Recolher a opinião de estudantes relativamente aos ciclos de estudo em funcionamento no Politécnico de Setúbal, no contexto da melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem.
MODELOS DE INQUÉRITO
No final das atividades letivas, são aplicados inquéritos sobre a perceção dos/as estudantes relativamente:
- Ao processo de ensino e aprendizagem das unidades curriculares em que o/a estudante se encontra inscrito/a;
- Ao processo de ensino e aprendizagem do curso em que o/a estudante se encontra inscrito/a.
RECOLHA DE RESPOSTAS
A recolha de respostas é efetuada num intervalo de tempo, de acordo com as seguintes definições:
O período de recolha de respostas aos inquéritos pedagógicos é o intervalo de tempo em que os inquéritos pedagógicos se encontram ativos. Subdivide-se em:
Período livre – intervalo de tempo em que a resposta é facultativa. O inquérito pedagógico é disponibilizado aos/às estudantes quando estes/as acedem ao portal da escola, podendo optar por responder de imediato ou até ao final do período livre.
Período obrigatório – intervalo de tempo em que a resposta é obrigatória. Terminado o período livre, o inquérito pedagógico é disponibilizado aos/às estudantes quando estes/as acedem ao portal da escola, não podendo o estudante efetuar outras operações enquanto não responder aos inquéritos ativos.
Anonimato
O Politécnico de Setúbal garante o anonimato no âmbito do processo de recolha das respostas de estudantes.
INQUÉRITOS
-
Unidades curriculares
A nova versão do inquérito pedagógico de 2021/2022 está organizada em 8 (oito) questões:
Componente Inicial
1. Qual foi o seu nível de participação nas atividades letivas da UC?*
Selecione apenas uma das seguintes opções: 0%, 25%, 50%, 75%, 100%2. Caso a sua participação seja igual ou inferior a 50%, assinale os principais motivos que limitaram a sua participação nas atividades letivas. Selecione uma ou mais das seguintes opções:
2.1. Excessiva carga de trabalho nas UC em que estava inscrito.
2.2. Sobreposição dos horários entre as UC em que estava inscrito.
2.3. Dificuldades de articulação com a sua atividade profissional (horários, exigência da atividade).
2.4. Falta de apoio e acompanhamento por parte dos/as docentes.
2.5. Problemas pessoais (Saúde, Familiares, Económicos, outros).
2.6. Distância entre a sua residência e o IPS.
2.7. Outros motivos:Componente de funcionamento da UC
3. Qual a adequação das suas competências prévias às competências da UC? *
Responda à questão tendo por base a escala de 1 a 5, sendo 1 o mínimo e 5 o máximo. NS - Não sei, NR - Não respondo4. Indique a sua opinião relativamente à importância desta UC para a aquisição e desenvolvimento de:*
Responda à questão tendo por base a escala de 1 a 5, sendo 1 o mínimo e 5 o máximo. NS - Não sei, NR - Não respondo4.1. Competências profissionais (relacionadas com o domínio e/ou exercício das técnicas da área profissional).
4.2. Competências científicas/(artísticas e desportivas) (relacionadas com conhecimentos científicos ou artísticos específicos).
4.3. Competências transversais (relacionadas com espírito crítico, comunicação oral e escrita, gestão de tempo, trabalho em equipa, etc.).5. Tendo em consideração as competências desenvolvidas nesta UC e a quantidade de trabalho que lhe foi exigido, qual é a sua opinião sobre: *
Responda à questão tendo por base a escala de 1 a 5, sendo 1 o mínimo e 5 o máximo. NS - Não sei, NR - Não respondo5.1. Adequação do número de horas de contacto entre o/a docente e o/a estudante (aulas, orientação tutória, apresentação de trabalhos, avaliação, etc.).
5.2. Adequação do número de horas de trabalho autónomo dos estudantes (estudo, preparação e elaboração de trabalhos, recolha de informações no exterior, etc).6. Classifique os seguintes aspetos do funcionamento desta UC: *
Responda à questão tendo por base a escala de 1 a 5, sendo 1 o mínimo e 5 o máximo. NS - Não sei, NR - Não respondo6.1. Informação prestada sobre a UC (Objetivos de Aprendizagem, conteúdos, metodologia e avaliação).
6.2. Materiais de estudo disponibilizados (textos de apoio, bibliografia, exercícios, recursos digitais, etc.).
6.3. Organização e planeamento das atividades letivas.
6.4. Regime de assiduidade.
6.5. Modelo de avaliação.
6.6. Materiais, equipamentos e ferramentas.Componente de desempenho do/a docente
7. Classifique os seguintes aspetos sobre o desempenho de cada um dos/as docentes: *
Responda à questão tendo por base a escala de 1 a 5, sendo 1 o mínimo e 5 o máximo. NS - Não sei, NR - Não respondo7.1. Clareza da comunicação do/a docente.
7.2. Contribuição das atividades desenvolvidas nas aulas para a sua aprendizagem.
7.3. Adequação do apoio dado pelo/a docente às suas necessidades de aprendizagem (esclarecimento de dúvidas, orientação de trabalhos e do estudo, etc.).
7.4. Contribuição do/a docente para o seu interesse e motivação.
7.5. Equidade do/a docente perante os estudantes no processo de ensino-aprendizagem.
7.6. Qual é a sua apreciação global do desempenho do/a docente.Componente de Apreciação Complementar
8. Utilize este espaço para qualquer comentário ou sugestão que pretenda fazer (por exemplo, aspetos positivos e/ou negativos da UC):
Resposta aberta(*) Pergunta de resposta obrigatória
-
Curso/1.º ciclo
Informação sobre o estudante*
- Género
- Curso
- Ano do Curso
- Frequenta o curso em regime de
Organização e funcionamento*
- Disponibilização atempada do plano de estudos e dos objetivos do curso
- Calendarização de atividades curriculares (exames, trabalhos, horários de aulas)
- Calendarização de atividades extracurriculares (conferências, seminários, visitas de estudo ou outros eventos)
- Correspondência entre a carga de trabalho do estudante e o número de unidades de crédito
- Coordenação entre os diferentes módulos/unidades curriculares
- Adequação do número de estudantes da turma
- Disponibilidade do Diretor/Coordenador de Curso para atender os estudantes
- Esforço do Diretor/Coordenador de Curso para resolver os problemas
Processo de ensino/aprendizagem*
- Adequação dos programas das UC aos objetivos do curso
- Desempenho pedagógico dos docentes do curso
- Estímulo à aprendizagem ativa dos estudantes
- Metodologias de ensino/aprendizagem adotadas
- Materiais de apoio à aprendizagem
- Métodos de avaliação adotados (exames, trabalhos)
- Relacionamento entre colegas
- Desenvolvimento de competências transversais (espírito crítico, comunicação oral e escrita, gestão de tempo, trabalho em equipa, etc.)
Recursos/serviços de apoio*
- Salas de aulas e de autoestudo
- Bibliotecas (físicas ou digitais)
- Infraestruturas de apoio informático
- Infraestruturas de apoio laboratorial
- Infraestruturas de apoio ao e-learning
- Divisão Académica(horário de funcionamento, acessibilidade e atendimento)
Apreciação global do curso
- Em geral, estou satisfeito/a por frequentar este curso na (descrição da escola)
- Recomendaria a frequência deste curso a um/a colega
Opinião pessoal
Expresse todas as críticas/sugestões que entenda convenientes para que se possa melhorar o seu grau de satisfação em relação à formação na escola:- Aspetos positivos desta UC
- Aspetos a melhorar nesta UC
(*) Pergunta de resposta obrigatória
-
Curso/2.º ciclo
Informações gerais sobre o curso*
Conhecimento do curso através de:
- Colegas
- Docentes
- Cartazes/Panfletos
- Página Web da ESE/IPS
- Anúncio de Jornal
- Gabinete de Pós-Graduações/Outros
Motivações/objetivos da frequência do curso:
- Ampliar conhecimentos
- Aceder ao mercado de trabalho
- Progredir profissionalmente
- Estar desocupado/a
- Fazer investigação
- Outros
Organização e funcionamento*
- Disponibilização atempada do plano de estudos e dos objetivos do curso
- Calendarização de atividades curriculares (exames, trabalhos, horários de aulas)
- Calendarização de atividades extracurriculares (conferências, seminários, visitas de estudo ou outros eventos)
- Correspondência entre a carga de trabalho do estudante e o número de unidades de crédito
- Coordenação entre os diferentes módulos/unidades curriculares
- Adequação do número de estudantes da turma
- Disponibilidade do diretor/coordenador de curso para atender os/as estudantes
- Esforço do diretor/coordenador de curso para resolver os problemas
Processo de aprendizagem*
- Adequação dos programas das UC aos objetivos do curso
- Desempenho pedagógico dos /as docentes do curso
- Estímulo à aprendizagem ativa dos/as estudantes
- Metodologias de ensino/aprendizagem adotadas
- Materiais de apoio à aprendizagem
- Métodos de avaliação adotados (exames, trabalhos)
- Relacionamento entre colegas
- Desenvolvimento de competências transversais (espírito crítico, comunicação oral e escrita, gestão de tempo, trabalho em equipa, etc.)
Recursos/serviços de apoio*
- Salas de aulas e de autoestudo
- Bibliotecas (físicas ou digitais)
- Infraestruturas de apoio informático
- Infraestruturas de apoio laboratorial
- Infraestruturas de apoio ao e-learning
- Divisão Académica (horário de funcionamento, acessibilidade e atendimento)
Apreciação global do curso*
- Em geral, estou satisfeito/a por frequentar este curso na (designação da escola)
- Recomendaria a frequência deste curso a um/a colega
Opinião pessoal
Expresse todas as críticas/sugestões que entenda convenientes para que se possa melhorar o seu grau de satisfação em relação à formação na escola:
- Aspetos positivos desta UC
- Aspetos a melhorar nesta UC
(*) Pergunta de resposta obrigatória