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Inquéritos Pedagógicos

Objetivos

Recolher a opinião de estudantes relativamente aos ciclos de estudo em funcionamento no Politécnico de Setúbal, no contexto da melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem.

MODELOS DE INQUÉRITO

No final das atividades letivas, são aplicados inquéritos sobre a perceção dos/as estudantes relativamente:

  • Ao processo de ensino e aprendizagem das unidades curriculares em que o/a estudante se encontra inscrito/a;
  • Ao processo de ensino e aprendizagem do curso em que o/a estudante se encontra inscrito/a.

RECOLHA DE RESPOSTAS

A recolha de respostas é efetuada num intervalo de tempo, de acordo com as seguintes definições:

O período de recolha de respostas aos inquéritos pedagógicos é o intervalo de tempo em que os inquéritos pedagógicos se encontram ativos. Subdivide-se em: 

Período livre – intervalo de tempo em que a resposta é facultativa. O inquérito pedagógico é disponibilizado aos/às estudantes quando estes/as acedem ao portal da escola, podendo optar por responder de imediato ou até ao final do período livre.

Período obrigatório – intervalo de tempo em que a resposta é obrigatória. Terminado o período livre, o inquérito pedagógico é disponibilizado aos/às estudantes quando estes/as acedem ao portal da escola, não podendo o estudante efetuar outras operações enquanto não responder aos inquéritos ativos.

Anonimato

O Politécnico de Setúbal garante o anonimato no âmbito do processo de recolha das respostas de estudantes.

INQUÉRITOS

  • Unidades curriculares

    A nova versão do inquérito pedagógico de 2021/2022 está organizada em 8 (oito) questões:

    Componente Inicial

    1. Qual foi o seu nível de participação nas atividades letivas da UC?*
    Selecione apenas uma das seguintes opções: 0%, 25%, 50%, 75%, 100%

    2. Caso a sua participação seja igual ou inferior a 50%, assinale os principais motivos que limitaram a sua participação nas atividades letivas. Selecione uma ou mais das seguintes opções:
    2.1. Excessiva carga de trabalho nas UC em que estava inscrito.
    2.2. Sobreposição dos horários entre as UC em que estava inscrito.
    2.3. Dificuldades de articulação com a sua atividade profissional (horários, exigência da atividade).
    2.4. Falta de apoio e acompanhamento por parte dos/as docentes.
    2.5. Problemas pessoais (Saúde, Familiares, Económicos, outros).
    2.6. Distância entre a sua residência e o IPS.
    2.7. Outros motivos:

    Componente de funcionamento da UC

    3. Qual a adequação das suas competências prévias às competências da UC? *
    Responda à questão tendo por base a escala de 1 a 5, sendo 1 o mínimo e 5 o máximo. NS - Não sei, NR - Não respondo

    4. Indique a sua opinião relativamente à importância desta UC para a aquisição e desenvolvimento de:*
    Responda à questão tendo por base a escala de 1 a 5, sendo 1 o mínimo e 5 o máximo. NS - Não sei, NR - Não respondo

    4.1. Competências profissionais (relacionadas com o domínio e/ou exercício das técnicas da área profissional).
    4.2. Competências científicas/(artísticas e desportivas) (relacionadas com conhecimentos científicos ou artísticos específicos).
    4.3. Competências transversais (relacionadas com espírito crítico, comunicação oral e escrita, gestão de tempo, trabalho em equipa, etc.).

    5. Tendo em consideração as competências desenvolvidas nesta UC e a quantidade de trabalho que lhe foi exigido, qual é a sua opinião sobre: *
    Responda à questão tendo por base a escala de 1 a 5, sendo 1 o mínimo e 5 o máximo. NS - Não sei, NR - Não respondo

    5.1. Adequação do número de horas de contacto entre o/a docente e o/a estudante (aulas, orientação tutória, apresentação de trabalhos, avaliação, etc.).
    5.2. Adequação do número de horas de trabalho autónomo dos estudantes (estudo, preparação e elaboração de trabalhos, recolha de informações no exterior, etc).

    6. Classifique os seguintes aspetos do funcionamento desta UC: *
    Responda à questão tendo por base a escala de 1 a 5, sendo 1 o mínimo e 5 o máximo. NS - Não sei, NR - Não respondo

    6.1. Informação prestada sobre a UC (Objetivos de Aprendizagem, conteúdos, metodologia e avaliação).
    6.2. Materiais de estudo disponibilizados (textos de apoio, bibliografia, exercícios, recursos digitais, etc.).
    6.3. Organização e planeamento das atividades letivas.
    6.4. Regime de assiduidade.
    6.5. Modelo de avaliação.
    6.6. Materiais, equipamentos e ferramentas.

    Componente de desempenho do/a docente

    7. Classifique os seguintes aspetos sobre o desempenho de cada um dos/as docentes: *
    Responda à questão tendo por base a escala de 1 a 5, sendo 1 o mínimo e 5 o máximo. NS - Não sei, NR - Não respondo

    7.1. Clareza da comunicação do/a docente.
    7.2. Contribuição das atividades desenvolvidas nas aulas para a sua aprendizagem.
    7.3. Adequação do apoio dado pelo/a docente às suas necessidades de aprendizagem (esclarecimento de dúvidas, orientação de trabalhos e do estudo, etc.).
    7.4. Contribuição do/a docente para o seu interesse e motivação.
    7.5. Equidade do/a docente perante os estudantes no processo de ensino-aprendizagem.
    7.6. Qual é a sua apreciação global do desempenho do/a docente.

    Componente de Apreciação Complementar

    8. Utilize este espaço para qualquer comentário ou sugestão que pretenda fazer (por exemplo, aspetos positivos e/ou negativos da UC):
    Resposta aberta

    (*) Pergunta de resposta obrigatória

  • Curso/1.º ciclo

    Informação sobre o estudante*

    1. Género
    2. Curso
    3. Ano do Curso
    4. Frequenta o curso em regime de

    Organização e funcionamento*

    1. Disponibilização atempada do plano de estudos e dos objetivos do curso
    2. Calendarização de atividades curriculares (exames, trabalhos, horários de aulas)
    3. Calendarização de atividades extracurriculares (conferências, seminários, visitas de estudo ou outros eventos)
    4. Correspondência entre a carga de trabalho do estudante e o número de unidades de crédito
    5. Coordenação entre os diferentes módulos/unidades curriculares
    6. Adequação do número de estudantes da turma
    7. Disponibilidade do Diretor/Coordenador de Curso para atender os estudantes
    8. Esforço do Diretor/Coordenador de Curso para resolver os problemas

    Processo de ensino/aprendizagem*

    1. Adequação dos programas das UC aos objetivos do curso
    2. Desempenho pedagógico dos docentes do curso
    3. Estímulo à aprendizagem ativa dos estudantes
    4. Metodologias de ensino/aprendizagem adotadas
    5. Materiais de apoio à aprendizagem
    6. Métodos de avaliação adotados (exames, trabalhos)
    7. Relacionamento entre colegas
    8. Desenvolvimento de competências transversais (espírito crítico, comunicação oral e escrita, gestão de tempo, trabalho em equipa, etc.)

    Recursos/serviços de apoio*

    1. Salas de aulas e de autoestudo
    2. Bibliotecas (físicas ou digitais)
    3. Infraestruturas de apoio informático
    4. Infraestruturas de apoio laboratorial
    5. Infraestruturas de apoio ao e-learning
    6. Divisão Académica(horário de funcionamento, acessibilidade e atendimento)

    Apreciação global do curso

    1. Em geral, estou satisfeito/a por frequentar este curso na (descrição da escola)
    2. Recomendaria a frequência deste curso a um/a colega

    Opinião pessoal
    Expresse todas as críticas/sugestões que entenda convenientes para que se possa melhorar o seu grau de satisfação em relação à formação na escola:

    1. Aspetos positivos desta UC
    2. Aspetos a melhorar nesta UC

    (*) Pergunta de resposta obrigatória

  • Curso/2.º ciclo

    Informações gerais sobre o curso*

    Conhecimento do curso através de:

    1. Colegas
    2. Docentes
    3. Cartazes/Panfletos
    4. Página Web da ESE/IPS
    5. Anúncio de Jornal
    6. Gabinete de Pós-Graduações/Outros

    Motivações/objetivos da frequência do curso:

    1. Ampliar conhecimentos
    2. Aceder ao mercado de trabalho
    3. Progredir profissionalmente
    4. Estar desocupado/a
    5. Fazer investigação
    6. Outros

    Organização e funcionamento*

    1. Disponibilização atempada do plano de estudos e dos objetivos do curso
    2. Calendarização de atividades curriculares (exames, trabalhos, horários de aulas)
    3. Calendarização de atividades extracurriculares (conferências, seminários, visitas de estudo ou outros eventos)
    4. Correspondência entre a carga de trabalho do estudante e o número de unidades de crédito
    5. Coordenação entre os diferentes módulos/unidades curriculares
    6. Adequação do número de estudantes da turma
    7. Disponibilidade do diretor/coordenador de curso para atender os/as estudantes
    8. Esforço do diretor/coordenador de curso para resolver os problemas

    Processo de aprendizagem*

    1. Adequação dos programas das UC aos objetivos do curso
    2. Desempenho pedagógico dos /as docentes do curso
    3. Estímulo à aprendizagem ativa dos/as estudantes
    4. Metodologias de ensino/aprendizagem adotadas
    5. Materiais de apoio à aprendizagem
    6. Métodos de avaliação adotados (exames, trabalhos)
    7. Relacionamento entre colegas
    8. Desenvolvimento de competências transversais (espírito crítico, comunicação oral e escrita, gestão de tempo, trabalho em equipa, etc.)

    Recursos/serviços de apoio* 

    1. Salas de aulas e de autoestudo
    2. Bibliotecas (físicas ou digitais)
    3. Infraestruturas de apoio informático
    4. Infraestruturas de apoio laboratorial
    5. Infraestruturas de apoio ao e-learning
    6. Divisão Académica (horário de funcionamento, acessibilidade e atendimento)

    Apreciação global do curso*

    1. Em geral, estou satisfeito/a por frequentar este curso na (designação da escola)
    2. Recomendaria a frequência deste curso a um/a colega

    Opinião pessoal

    Expresse todas as críticas/sugestões que entenda convenientes para que se possa melhorar o seu grau de satisfação em relação à formação na escola:

    1. Aspetos positivos desta UC
    2. Aspetos a melhorar nesta UC

    (*) Pergunta de resposta obrigatória

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