Automation
-
Recommended Prior Knowledge
-
-
Objectives
Conhecer e saber utilizar as tecnologias disponíveis para a realização de automatismos tais como: autómatos programáveis, tecnologias pneumática, eletropneumáticas e elétricas.
Saber modelar o processo em análise e a partir deste construir o algoritmos de controlo e construir um programa para o PLC.No final da disciplina os alunos devem ser capazes de projetar e realizar automatismos sequenciais. Devem também ser capazes de sistematizar o raciocínio sobre esse tipo de automatismos e descrever convenientemente a sua estrutura e funcionamento.Devem conhecer e saber utilizar as metodologias de projecto de sistemas sequenciais, nomeadamente ser capazes de descrever o funcionamento de automatismos por meio de GRAFCET e de quadros de estado do tipo dos utilizados no método de HUFFMAN.Deverão conhecer e saber utilizar as tecnologias disponíveis para a realização de automatismos sequenciais tais como sistemas eletro pneumáticos, relés electromagnéticos. autómatos programáveis, -
Teaching Methods
Aulas teóricas: apresentação da matéria com demonstrações e exemplos.Aulas práticas: realização de trabalhos com montagens de sistemas de automação e controlo penumáticos, eletropneumáticos e com PLC´s. Algumas aulas consistirão na resolução de exercícios sobre as matérias leccionadas nas aulas teóricas e que servirão como projecto dos trabalhos laboratoriais. -
Internship(s)
Não
-
Syllabus
- Introdução aos automatismos. Os automatismos ao serviço da produção. Estrutura dos sistemas automáticos. Formas de descrição do comportamento de automatismos. Tecnologias de comando e tecnologias de atuação.
- Álgebra de Boole. Representação e simplificação de funções Booleanas. Implementação de funções lógicas.
- Tecnologias pneumáticas e eléctricas em automatismos.
- Métodos Clássicos de Síntese de Sistemas de comando.
- Modelação de sistemas de comando discreto. GRAFCET. Autómatos programáveis.
-
Content Explanation
-
-
Methodology Explanation
-
-
Responsible Lecturer(s)
Paulo Alexandre Fernandes Ferreira - 1.º Semester
-
Bibliography
Pulo Ferreira- Sebenta; Automação Industrial, 2018
João Caldas Pinto; Técnicas de Automação, LIDEL, 2010. ISBN: 978-972-8480-26-4
João Caldas Pinto; Automação e Controlo Industrial, LIDEL, 2019. ISBN: 978-989-752-412-7
Course details
-
Code
LTE31124-S-0-6
-
Teaching Mode
PRESENCIAL
-
ECTS
6.0
-
Duration
Semestrial
-
Hours
30h Práticas e Laboratórios
45h Teórico-Práticas
Conteúdo atualizado em 09/03/2025 23:14
