Back

OPORTUNIDADES DE FINCANCIAMENTO 

INTERNACIONAIS  

 

Este programa é a resposta da UE à atual emergência de saúde pública que contribuirá significativamente para a recuperação pós-COVID-19, com o objetivo de:

  • Melhorar a saúde pública na União através da prevenção de doenças e da promoção da saúde, bem como de iniciativas e da cooperação internacionais no domínio da saúde;
  • Proteger as pessoas de ameaças sanitárias transfronteiriças graves através da prevenção, preparação e resposta a ameaças sanitárias transfronteiriças; complementar a constituição de reservas nacionais de bens essenciais relevantes para a crise; e criar uma reserva de pessoal médico, de saúde e de apoio;
  • Melhorar o acesso a medicamentos, dispositivos médicos e produtos relevantes em situações de crise, incentivando cadeias de produção e de abastecimento sustentáveis e a inovação na União e a utilização eficiente dos medicamentos;
  • Reforçar os sistemas nacionais de saúde através de uma melhor utilização e reutilização dos dados relativos à saúde, do desenvolvimento de ferramentas e serviços digitais, da transformação digital dos cuidados de saúde; melhorar o acesso aos cuidados de saúde; desenvolver e aplicar a legislação da UE em matéria de saúde e a tomada de decisões com base em dados concretos; e o trabalho entre os sistemas de saúde dos Estados-Membros.

Open Calls:

O desafio de aprofundar the European Research Area (ERA) inclui a Ciência Aberta, o Ensino Superior e os Investigadores, a Ciência Cidadã, a Educação Científica, o Género e a Ética. O seu objetivo é apoiar uma nova ERA que beneficie da criação, circulação e utilização de conhecimentos. Isto permite às instituições de ensino superior e às organizações de investigação abraçar um processo transformador, em que uma mão de obra altamente qualificada circula livremente, em que os resultados da investigação são partilhados, em que a igualdade entre homens e mulheres é assegurada e em que os resultados da I&I são compreendidos, merecem confiança e são cada vez mais utilizados por cientistas e cidadãos/dãs instruídos/as e informados/as, em benefício da sociedade.

Open Calls:

A Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia (COST) cria espaços abertos onde as pessoas e as ideias podem crescer.

A COST financia redes de investigação interdisciplinares denominadas Ações COST. Estas ações reúnem investigadores/as, inovadores/as e outros/as profissionais, incluindo especialistas da indústria, sediados/as na Europa e não só, para colaborarem em tópicos de investigação durante um período de 4 anos.

O financiamento que uma ação COST recebe cobre as despesas das atividades de ligação em rede e não de investigação. Como tal, é utilizado para organizar e financiar eventos, missões científicas de curta duração, escolas de formação, atividades de comunicação e ferramentas virtuais de ligação em rede.

Estima-se que sejam disponibilizados 125 000 euros para uma ação COST no seu primeiro ano e uma média de 150 000 euros por ano nos restantes 3 anos.

Open Call:

Todos os tópicos do Destination New european Bauhaus visam tornar o sector europeu da construção mais favorável e resistente ao clima – através da circularidade e de abordagens regenerativas da sustentabilidade – e mais competitivo, assegurando simultaneamente que o ambiente construído contribua para restaurar os ecossistemas naturais e melhorar a coesão social, bem como a saúde e o bem-estar das pessoas. Ao adotar a abordagem integrada do New european Bauhaus, que reúne sustentabilidade, inclusão e estética através da participação ativa dos/as cidadãos/dãs e da integração das artes e culturas nos processos de transformação, o Destino contribuirá para o desenvolvimento de uma nova geração de soluções, mais próximas das pessoas e das suas necessidades.

  •  

O projeto FOODITY visa criar um ecossistema europeu dinâmico de soluções digitais para a alimentação e nutrição, respeitando o direito dos/as cidadãos/ãs à soberania dos dados pessoais – e demonstrar o potencial das inovações baseadas em dados nesta área, envolvendo os/as cidadãos/ãs no seu desenvolvimento.

O FOODITY – Open Call #2 irá financiar 6 propostas para contribuir para este ecossistema de soluções. O concurso convida consórcios multidisciplinares de 2-3 entidades (que devem ser liderados por uma PME), e pode incluir organizações de investigação e tecnologia (RTOs) e universidades, atores/as de inovação social e organizações de formação. Os consórcios devem demonstrar a capacidade de desenvolver a solução baseada em dados e, coletivamente, demonstrar capacidade de envolvimento dos utilizadores e de inovação social.

 

Open Call #2:

No âmbito da Call 26 estão incluídos projetos internacionais de I&D nos seguintes domínios:

  • Turbinas eólicas offshore, bioenergia, painéis solares, células de combustível power to-X, armazenamento de energia;
  • Célula de combustível de hidrogénio (produção, armazenamento, estação);
  • Captura, retenção e Utilização de CO2;
  • Edifícios verdes e com emissão zero, cidades inteligentes, aquecimento;
  • Soluções de TI em edifícios, monitoramento inteligente, construção 3D, gêmeos digitais em projetos habitacionais;
  • Soluções integradas de IA, IoT, Bigdata e 5G/6G nas cidades;
  • Redes Inteligentes, Microrrede, E-mobilidade;
  • Monitorização do do meio ambiente e dos recursos biológicos;
  • Sistemas de monitorização de terra, rios e mar por drones e satélites Robôs industriais, sensores, computação em nuvem de ponta, espectrometria de massa; Raman, IA, big data;
  • Outras tecnologias presentes na Eurogia 5Ds strategy

Open Call:

O objetivo do concurso XR4ED é catalisar a inovação e a excelência nas tecnologias XR para a educação, fornecendo simultaneamente apoio financeiro e técnico a starts-up, PMEs, agentes da indústria e agentes centrados/as na educação. O programa tem um duplo objetivo: promover a inovação e apoiar o desenvolvimento de soluções educativas XR, incentivando a conceção e o desenvolvimento de soluções XR pioneiras no âmbito das áreas temáticas do XR4ED.

O concurso público está estruturado em duas vertentes: Call for Developers and Call for Pilots.

Open Call:

Esta primeira Call tem como objetivo:

  • Facilitar o intercâmbio, a transferência e a adaptação de boas práticas comprovadas e a sua adoção em organizações de investigação.
  • Catalisar a criação ou transformação de práticas e ferramentas de avaliação da investigação em consonância com os compromissos assumidos no Acordo sobre a Reforma da Avaliação da Investigação.
  • Apoiar o desenvolvimento e ensaio de abordagens, modelos e procedimentos novos e inovadores de avaliação da investigação.

Open Call:

Os tópicos deste destino pretendem apoiar atividades destinadas a:

  • Uma melhor compreensão das doenças, seus fatores determinantes e consequências, incluindo a dor e os nexos de causalidade entre determinantes da saúde e doenças, e uma melhor base factual para a elaboração de políticas;
  • Melhores metodologias e diagnósticos que permitam um diagnóstico atempado e preciso, a identificação de opções de tratamento personalizadas e a avaliação dos resultados em matéria de saúde, incluindo para os doentes com doenças raras;
  • Desenvolvimento e validação de intervenções eficazes para melhorar a vigilância, a prevenção, a deteção, o tratamento e a gestão de crises de ameaças de doenças infeciosas;
  • Tecnologias de saúde inovadoras desenvolvidas e testadas na prática clínica, incluindo abordagens de medicina personalizada e utilização de ferramentas digitais para otimizar os fluxos de trabalho clínicos;
  • Terapias novas e avançadas para as doenças não transmissíveis, incluindo as doenças raras, desenvolvidas em especial para doenças raras, desenvolvidas em especial para as pessoas que não dispõem de opções aprovadas, apoiadas por estratégias que as tornem acessíveis;
  • Provas científicas para melhorar/adaptar as políticas e os quadros jurídicos e para informar as principais iniciativas políticas a nível mundial (por exemplo, WHO Framework Convention on Tobacco Control; UNEA Pollution Implementation Plan).

Open Calls:

  •  

A CBE JU irá financiar projetos centrados na produção de produtos químicos e materiais de base biológica materiais, ingredientes alimentares e nutrientes para os solos. Os biocombustíveis, a bioenergia, alimentos para humanos e para animais, os produtos farmacêuticos e os dispositivos médicos não são abrangidos pelo âmbito de aplicação da parceria.


Open Call:

Este destino pretende apoiar as iniciativas que contribuam para criar uma sociedade europeia mais resiliente, inclusiva e democrática, preparada e com capacidade de resposta a ameaças e catástrofes, combater as desigualdades e prestar cuidados de saúde de elevada qualidade, e capacitar todos os cidadãos para atuarem nas transições ecológica e digital.

Open Calls:

  •  

O subprograma LIFE Transição para as Energias Limpas visa facilitar a transição para uma economia energeticamente eficiente, baseada nas energias renováveis, com impacto neutro no clima e resiliente, através do financiamento de ações de coordenação e apoio em toda a Europa. Os projetos são cofinanciados ao abrigo do subprograma LIFE Transição Energética Limpa nas cinco áreas de intervenção seguintes:

  • Criação de um quadro político nacional, regional e local que apoie a transição para as energias limpas;
  • Acelerar a implantação de tecnologias, a digitalização, os novos serviços e modelos empresariais e o reforço das competências profissionais conexas no mercado;
  • Atrair financiamento privado para a energia sustentável;
  • Apoiar o desenvolvimento de projetos de investimento locais e regionais;
  • Envolver e capacitar os cidadãos na transição para as energias limpas.

Open Call:

Os convites à apresentação de propostas devem contribuir para definir uma via credível para a execução da Missão contra o Cancro, contribuindo assim para os seus objetivos:

  • Melhorar a compreensão do desenvolvimento do cancro no contexto do ambiente, do trabalho e do estilo de vida, no sentido mais lato possível;
  • Melhorar as estratégias de prevenção do cancro entre políticas;
  • Otimizar o diagnóstico e o tratamento do cancro com base no princípio do acesso equitativo;
  • Melhorar a qualidade de vida dos/as doentes com cancro, dos sobreviventes e das suas famílias, analisando amplamente todos os fatores e necessidades fundamentais relacionados com a qualidade de vida;
  • Acelerar a transformação digital da investigação, da inovação e dos sistemas de saúde.

Open Call:

O EIC Transition financia atividades de inovação que vão além da prova experimental de princípio em laboratório. Apoia o amadurecimento e a validação da sua nova tecnologia desde o laboratório até aos ambientes de aplicação relevantes (utilizando prototipagem, formulação, modelos, testes com utilizadores/as ou outros testes de validação), bem como a exploração e o desenvolvimento de um caso de negócio sustentável e de um modelo de negócio com vista à comercialização.

Open Call:

Estes concursos visam apoiar uma política baseada em dados concretos através de:

  • Identificação e desenvolvimento de abordagens (políticas) inovadoras que tenham potencial para serem integradas, melhorando assim os sistemas de educação e formação sistemas de educação e formação;
  • Testes de pressupostos teóricos em situações da vida real e avaliação de medidas com potencial para serem implementadas, reproduzidas ou alargadas.

Os 6 tópicos a apoiar:

Note-se que os critérios de elegibilidade dos tópicos 4, 5 e 6 exigem que as autoridades públicas de educação estejam envolvidas, como coordenadoras ou como parceiras.

  •  
Visão Geral da Privacidade

Este site utiliza cookies para oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no navegador e permitem funcionalidades como reconhecer cada visitante quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.