This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Estudantes de Comunicação do IPS finalistas do concurso 'ReportEU'

Iniciativa é promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal

Cinco estudantes de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) integram uma das seis equipas de jovens repórteres selecionadas pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, no âmbito da 1ª edição do ReportEU (#ReportEU), que pretende contribuir para a formação prática dos futuros jornalistas, no formato de reportagem e em cobertura jornalística de temas europeus.

Ao desafio, lançado em novembro último em parceria com os Repórteres em Construção (REC), responderam 23 candidaturas de estudantes de Jornalismo e Comunicação Social de vários pontos do país, das quais resultaram as seis equipas agora selecionadas, de cinco instituições de ensino superior de Lisboa, Coimbra, Viseu e Setúbal.

##1##

Cooordenados pelo docente Ricardo Nunes, os estudantes David Marcos, Ana Coelho, Filipe Borges, Marisa Cidade e Leonor Curado, a frequentar a licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação do IPS, propuseram uma reportagem, na modalidade de imprensa escrita, em torno do tema "A Saúde Mental". O projeto vai ser desenvolvido até ao próximo mês de abril, assumindo uma perspetiva europeia e com o intuito de dar visibilidade ao tema na agenda mediática, através de protagonistas e ângulos relevantes e originais.

Ao longo deste período, todos os estudantes em concurso terão acesso a acompanhamento de jornalistas profissionais e, no final, as três melhores reportagens, segundo a equipa de mentores e parceiros, serão difundidas pelos órgãos de comunicação social que se associam à iniciativa, nomeadamente o jornal Público, a rádio Renascença e a estação televisiva TVI.

Critérios como inovação, qualidade de execução e de apresentação, relevância dos conteúdos, impacto numa maior ligação dos cidadãos à UE,  e inclusão de pelo menos três Estados-Membros diferentes da UE serão especialmente valorizados na avaliação do júri. 

Além de permitir uma experiência prática de jornalismo de reportagem acompanhada por profissionais, a iniciativa ReportEU procura ainda estimular a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre a realidade de outros Estados-Membros e a literacia mediática, especificamente sobre temas europeus.

19 de janeiro/2021

Opções
Últimas Notícias
IPS contribui para reforço da oferta formativa a norte de Lisboa
IPS e Universidade de São Paulo parceiros no CONNECTA 2021
CTeSP | Candidaturas abertas
Últimas EUDRES | A construção da Universidade do Futuro
Politécnico de Setúbal apoia travessia solidária por Marrocos