Testemunhos M23 | Cumprir o sonho de voltar a estudar

Raquel Narciso, 43 anos
Produtora executiva - Fórum Municipal Luísa Todi
Estudante do 3º Ano da licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural

Quais as razões que a levaram a decidir ingressar no Ensino Superior já em idade adulta e porquê o IPS?

Sempre se disse que o saber não ocupa lugar e a verdade é que, por vezes, a vida dá voltas e nem sempre conseguimos concluir a nossa formação na idade que se considera adequada. Os desafios profissionais e pessoais adiaram a formação superior, mas, a dada altura, quando o meu filho já era relativamente independente e autónomo, entendi que era o momento de dedicar tempo a mim mesma e à minha formação. Para além disso, há uma razão diretamente ligada à minha atividade profissional e ao facto de as progressões de carreira e as oportunidades serem mais relevantes quando se tem formação académica superior.

A escolha do IPS foi natural, não só porque dispõe da formação que entendo oportuna e necessária na minha área profissional, mas também porque tem excelentes docentes cuja experiência e saber iriam engrandecer o meu currículo e fornecer-me mais e melhores ferramentas de trabalho. Aliado a isso está o fator proximidade, visto que trabalho e resido no concelho de Setúbal.

Como descreveria a experiência até ao momento e os seus impactos na sua vida profissional e pessoal?

Foram três anos de muito trabalho. Nem sempre é fácil conciliar a vida profissional, familiar e académica. O tempo parece correr vertiginosamente e essa foi uma dificuldade inicial para a adaptação. No entanto, as facilidades que nos são concedidas e a forma como o curso está programado permitiram levar à conclusão desta tarefa. Até mesmo quando fomos confrontados com a necessidade de fazer grande parte da formação online, por imposição da pandemia que vivemos.

O facto de o curso englobar variadas áreas de formação permitiu-me tomar contacto com outros saberes que iam muito além da minha realidade profissional, aumentando assim o leque de conhecimentos que serão seguramente oportunos ao longo da minha carreira profissional, permitindo-me uma maior abrangência de recursos na execução das minhas tarefas.

Que conselho daria a alguém que ainda tem por realizar o sonho de ter uma formação superior?

Que o faça! Sem medos e sem dúvidas! Que avance na realização desse sonho porque se de início pode parecer complicado, a verdade é que com o passar do tempo a sede de aprender reaparece naturalmente e até os hábitos de estudo, há muito perdidos, surgem de forma espontânea.

Não diria que é fácil porque implica sacrifícios e muita gestão de tempo e recursos, mas é uma tarefa que está ao alcance de todos com um pouco de empenho e dedicação.

Quem tem dúvidas que as dissipe porque a realização profissional e académica também nos traz a realização pessoal.

Mais informações sobre os M23 aqui.