This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Candidatos Candidaturas Mestrados Candidaturas a Acesso Informação Candidaturas
INFORMAÇÃO CANDIDATURAS
Informação Candidaturas
Editais
Calendário
Júris
FAQ's
Indeferimento Liminar e Reclamações
Candidaturas a Acesso
Candidaturas a Mudança de Ramo
Candidaturas a Reingresso

Resultados - Acesso
Resultados - Mudança de Ramo
Resultados - Reingresso


INFORMAÇÃO CANDIDATURAS

O acesso aos cursos de mestrado - 2º ciclo - do IPS é efetuado mediante procedimentos específicos de cada curso. A entrega da documentação e a formalização da candidatura é efetuada online. As informações relativas a procedimentos específicos encontram-se disponíveis nas páginas de cada curso.

A candidatura tem um custo de 50¤. O pagamento deste valor destina-se, exclusivamente, à análise, avaliação e seriação da candidatura e não garante a colocação no curso pretendido.

Este valor apenas é reembolsável se o curso para o qual apresentou candidatura não funcionar devido a número insuficiente de candidatos colocados.

CONDIÇÕES DE ACESSO

As condições de acesso são determinadas por cada Escola Superior, devendo ser consultadas as informações disponíveis na página respetiva do mestrado pretendido e no Edital do mesmo.

Aos estudantes internacionais que acedam aos cursos de mestrado será aplicada a propina de estudante internacional (ver Propina).

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Os candidatos aos cursos de formação avançada são selecionados mediante a apreciação positiva num conjunto de critérios variável entre a qualificação académica, o currículo e experiência profissional, com a possibilidade de realização de entrevista individual. A abertura de um curso no ano letivo correspondente pressupõe um número mínimo de inscritos, a definir pela escola superior responsável, de forma a garantir o seu funcionamento.

A aplicação do critério de desempate referente à residência ou local de trabalho é concretizada de acordo com o disposto no DESPACHO N.º 123/PRESIDENTE/2021 (PDF | 374Kb)

CALENDÁRIO

As candidaturas aos cursos de mestrado podem ser efetuadas nos períodos fixados pelos respetivos Editais (a publicitar anualmente), para o ano letivo seguinte.

DOCUMENTOS A SUBMETER NAS CANDIDATURAS PARA ACESSO

Para submeter a sua candidatura terá que providenciar os seguintes documentos:

ESTS

ESE

  • Cópia de Documento de identificação (BI/CC/Passaporte/Título de Residência permanente) ou a Minuta com os dados de identificação (DOC);
  • Cópia do cartão de contribuinte, se não submeteu Cartão de Cidadão, ou a Minuta com os dados de identificação (DOC);
  • Comprovativo da habilitação de licenciado em Educação Básica;
  • Certidões ou certificados que comprovem a classificação, cargas horárias ou créditos, áreas científicas das disciplinas ou unidades curriculares realizadas, bem como os respetivos planos de estudos cumpridos (deve digitalizar num só documento todos as certidões e/ou certificados - estudantes da ESE/IPS podem colocar comprovativo do pedido de Diploma);
  • Comprovativo de aprovação na prova de língua portuguesa (Domínio oral e escrito) de acesso a Mestrado (não aplicável às provas realizadas na ESE/IPS), apenas nos casos em que os candidatos optem pela apresentação do comprovativo da prova realizada nos últimos dois anos.
  • Ficha Curricular (DOC) (exceto para licenciados em Educação Básica da ESE/IPS);
  • Ordem de Preferência (DOC) na candidatura aos Mestrados em Educação e Ensino;
  • Minuta de candidatura/inscrição paga por empresa, se aplicável, devidamente preenchida, que pode obter em Minuta para pagamento de candidatura por empresa/instituição (DOC).

ESCE

ESTB

ESS

DOCUMENTOS A SUBMETER NAS CANDIDATURAS A MUDANÇA DE RAMO E REINGRESSO

Para submeter a sua candidatura a mudança de ramo e a reingresso, para além de utilizar as credenciais de estudante relativas à sua última inscrição, terá que providenciar os seguintes documentos: