01 de março – 2º dia da Semana da Empregabilidade
No 2º dia da Semana da Empregabilidade cerca de 80 participantes, entre docentes e membros das Direções das Escolas do IPS e representantes de empresas, participaram na sessão “Criando elos, desenvolvendo conhecimento – Oportunidades para criação de redes entre o Ensino Superior e as Organizações”.
Esta iniciativa foi particularmente focada na interação entre o IPS e o tecido económico regional com o objetivo de “identificar áreas de interesse comuns para desenvolver projetos conjuntos, mais parcerias e uma maior cooperação“, referiu a Prof.ª Fernanda Pestana, Vice-Presidente do IPS.
| ##1## | Os participantes tiveram, ainda, a possibilidade de conhecer melhor algumas das medidas e apoios disponíveis, em especial, para a criação do próprio emprego com a participação do IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) na sessão.
Foram também apresentados alguns instrumentos disponíveis para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas no âmbito do programa Horizonte 2020, do programa Erasmus+ e do Programa de Apoio à Investigação nos Institutos Politécnicos (criado recentemente pelo Governo com o objetivo de desenvolver projetos em forte cooperação com as empresas e organizações, em resposta às necessidades do tecido regional). |
Na sessão da tarde, intitulada “À mesa com…”, foi a vez dos estudantes e diplomados do IPS contactarem diretamente e em ambiente informal com representantes de entidades e empresas. Aqui os participantes puderam trocar ideias, esclarecer dúvidas sobre o meio profissional e conhecer melhor o trabalho das organizações.
| ##2## | A estudante Nádia Mendes, que frequenta o curso de Gestão de Recursos Humanos no IPS, considerou a atividade “uma iniciativa muito prática porque podemos estar em contacto com profissionais que trabalham há algum tempo para trocar valores e experiências“.
Por outro lado, Luís Vitorino, estudante de Contabilidade e Finanças no IPS, refere que a atividade “foi muito importante para quebrar o gelo porque deu-nos a oportunidade de interagir com várias áreas no momento em que nos estamos a formar”. |
Na opinião de Manuel Gonçalves, representante da Deloitte, este tipo de atividades é extremamente relevante porque “é uma forma de estarmos perto dos alunos […] e é uma forma de obrigar os alunos a pensarem no mercado de trabalho e na sua carreira, sobre o que vão fazer ou que tipo de empresas trabalham em determinado setor“.
Paula Lampreia, representante da Randstad e diplomada do IPS em Gestão de Recursos Humanos, revela que procura estar sempre presente nestas ações pela ligação que tem ao Instituto, sublinhando também a qualidade da formação do IPS pois “as bases que o IPS transmite em cada uma das suas escolas são cruciais para preparar os alunos para o mercado de trabalho“.
A iniciativa contou com a participação das empresas ACTEMIUM, BNI, DELOITTE, LAUAK, LIDL, NAVIGATOR COMPANY, RANDSTAD, SANTANDER TOTTA, SPIE, TAROÇO, VIVAFIT e do Clube de Futebol Belenenses.
