11ª edição Concurso Poliempreende
No dia 25 de junho decorreu no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a apresentação dos projetos desenvolvidos por docentes, estudantes e diplomados do IPS no âmbito da 11ª edição do Concurso Poliempreende. A competição é composta por uma fase a nível regional e posteriormente uma final a nível nacional, sendo que nesta primeira fase os projetos foram submetidos à consideração do júri regional, composto pelo Prof. Doutor Filipe Cardoso, Coordenador da Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo do IPS (UAIIDE-IPS), pelo Senhor Luís Cruz, da Sapec Bay, pelo Dr. Joel Gomes, da SinesTecnopolo e pelo Eng.º Marcos Ribeiro, do Banco Santander Totta.
1º Lugar ##1## |
2º Lugar ##2## |
3º Lugar ##3## |
Menções Honrosas ##4## |
O primeiro lugar foi atribuído ao projeto “Moody”, concretizado por Fábio Barreiros, Henrique Sousa e Diogo Branco, estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS (ESTSetúbal/IPS). O “Moody” é uma aplicação móvel disponível para o sistema operativo Android, que permite o acesso e utilização, a qualquer altura e em qualquer lugar, da plataforma de “e-learning Moodle”, na qual estudantes e professores podem partilhar informação, dados, conteúdos, matérias e conhecimentos relativos às diferentes disciplinas que compõem os vários cursos ministrados no IPS.
O projeto “TenPrev” alcançou o segundo lugar na competição, tendo sido desenvolvido pela equipa constituída por Vanda Carvalho, estudante da ESTSetúbal/IPS, por André Barbosa, estudante da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS (ESCE/IPS) e por Pedro Raimundo e Jorge Duarte, ambos estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Trata-se de um projeto inovador na área das “wearable technologies” (tecnologias para vestir) e que consiste no desenvolvimento de um sistema de monitorização do estado de saúde e bem-estar geral de trabalhadores em risco de desenvolver Lesões Musculosqueléticas Relacionadas com o Trabalho (LMERT), através da aquisição de parâmetros biomédicos relevantes em tempo e contexto reais.
Em terceiro lugar ficou o projeto “Physio Plan”, que pretende auxiliar os fisioterapeutas no acompanhamento de utentes em estado crónico após a ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). O serviço recorre às tecnologias dos dispositivos móveis (smartphones/tablets) e à internet para criar um complemento à fisioterapia presencial, promovendo a autogestão dos utentes e a monitorização contínua dos mesmos pelo seu fisioterapeuta. O “Physio Plan” foi criado por Mara Matos e André Beja, ambos estudantes da Escola Superior de Saúde do IPS (ESS/IPS), pela Professora Carla Pereira, docente da ESS/IPS e pelo Professor Vítor Barbosa, docente da ESCE/IPS.
Houve ainda lugar para a atribuição de Menções Honrosas, nomeadamente ao projeto “Save Your Time”, desenvolvido por Jeremias Semedo, estudante da ESTSetúbal/IPS e ao projeto “Marca” de Pedro Dias, diplomado da ESCE/IPS.
O concurso nacional relativo à 11ª edição do Poliempreende tem lugar de 15 a 19 de setembro 2014, no Instituto Politécnico do Porto.
Mais informações sobre o concurso consulte a página da UAIIDE-IPS
