13 Out.: Conf. de Imprensa ”II Encontro de Estudos Locais Distr. Setúbal
##1##
A Conferência de Imprensa na qual vai ser apresentado o II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal, tem lugar no próximo dia 13 de Outubro (quarta-feira, pelas 11h30, no Salão Nobre, do Governo Civil de Setúbal.
Para além da presença do Senhor Governador Civil, estão confirmadas as presenças de Albérico Afonso da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), e de Daniel Pires do Centro de Estudos Bocageanos, ambos membros da Comissão Organizadora.
O II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal, que irá decorrer nos dias 5 e 6 de Novembro, pretende mobilizar as vontades e saberes quer dos investigadores, quer de várias instituições regionais e nacionais, nomeadamente autarquias, empresas e instituições de ensino superior, numa perspectiva de promover a reflexão, o debate académico e a investigação científica sobre vários temas relacionados com o Distrito de Setúbal.
Num ano em que se comemoram os 100 anos da implantação da República, justifica-se que este seja um tema privilegiado neste II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal. Para este efeito, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal associou-se ao Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, ao Centro de Estudos Bocageanos e ao Centro Emmérico Nunes.
OBJECTIVOS
– Proporcionar um espaço de reflexão sobre temas de ensino e investigação científica;
– Incentivar o desenvolvimento de projectos de investigação que tenham repercussão na melhoria do ensino, na difusão da cultura e na promoção da qualidade de vida do distrito de Setúbal;
– Dinamizar a produção de materiais científicos e pedagógicos utilizáveis na formação das crianças, jovens e adultos.
– Contribuir para a conjugação de esforços de instituições regionais e nacionais numa perspectiva de desenvolvimento sócio-cultural do distrito de Setúbal.
ÁREAS DE TRABALHO:
Setúbal: Políticas de desenvolvimento e ordenamento do território;
A escola: Espaço de preservação, criação e transmissão;
História local: Património e identidade;
Cultura: Literatura, Artes Plásticas, Cinema e Artes Dramáticas.
