14 Outubro: Lançamento de Livro sobre Educação Especial
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Lançamento do Livro Educação Especial – Comunicar com Crianças com Paralisia Cerebral 14 Outubro l 17h00 l Auditório da ESE Apresentação: Doutora Isabel Amaral Autora: Célia Nogueira Público-alvo: Educadores de Infância e Professores de Educação Especial, Professores do Ensino Básico, Fisioterapeutas, Terapeutas da fala, Terapeutas Ocupacionais e pais de crianças e jovens que não possuam a fala como forma de comunicação. OBRA JÁ DISPONÍVEL A Editorial Novembro acaba de lançar o livro Educação Especial – Comunicar com Crianças com Paralisia Cerebral – da autoria de Célia Nogueira. A obra encontra-se à venda, a partir de Outubro, nas principais livrarias portuguesas. O LIVRO A obra aborda a forma como os Educadores de Infância do Ensino Regular, de Apoio Educativo e as crianças sem deficiência utilizam o Sistema Alternativo e Aumentativo de Comunicação SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação) para comunicar e interagir com crianças com Paralisia Cerebral, e em que medida este sistema contribui para a inclusão das mesmas no Jardim de Infância, proporcionando momentos de interacção, quer com as crianças, quer com os adultos. Partindo de uma realidade concreta, a autora analisa, com assinalável coerência e rigor, o conhecimento e a utilização de alguns Educadores de Infância do Ensino Regular e Educadores de Apoio Educativo possuíam acerca dos Sistemas Alternativos e Aumentativos de Comunicação (SAAC), mais especificamente o Sistema SPC, e a forma como o utilizavam na sua prática educativa, assim como as interacções dos Educadores e das crianças do grupo com duas crianças com Paralisia Cerebral, através de um processo detalhado de recolha e análise de dados, do qual se salienta uma cuidada análise do conteúdo das observações realizadas em sala de aula. Os resultados do estudo indicam que tanto os Educadores do Ensino Regular como os Educadores de Apoio Educativo possuem algum conhecimento dos SAAC e do SPC, mas só os Educadores de Apoio Educativo o sabem utilizar. Indicam, também, e de um modo muito evidente, que a forma como se processam as interacções entre a criança com Paralisia Cerebral e o Educador de Infância do Ensino Regular, o Educador de Apoio Educativo e as outras crianças, aumentam significativamente através da utilização do SAAC SPC, sendo possível afirmar que contribuem positivamente para a inclusão da criança com Paralisia Cerebral no Ensino Regular. A autora refere que, de acordo com o estudo, e apesar de as crianças com Paralisia Cerebral utilizarem vários comportamentos comunicativos, é principalmente através do olhar dirigido para as imagens e símbolos pictográficos do sistema SPC que se estabelece a interacção. Por último, alerta para a necessidade de um maior conhecimento deste sistema por parte de todos os Educadores. A AUTORA Célia Nogueira é mestre em Ciências da Educação, Especialização em Educação de Infância, pela Universidade do Algarve, em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal. Actualmente é professora de Educação Especial e Coordenadora do Departamento de Educação Especial no Agrupamento de Escolas do Carregado. |
