18 Dez: Aula Aberta na ESE – IPS – Instituto Politécnico de Setubal
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18 Dez: Aula Aberta na ESE


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AULA ABERTA:

“Padrões nos primeiros anos de escolaridade”

18 Dezembro 2009 (6ª feira) / 14h-16h / ESE (Sala S6)

ORADORAS:

Profª. Maria José Delgado e Profª. Manuela Vicente

Desenvolvem, há 5 anos, funções de formação na equipa da Universidade de Évora.

Vêm partilhar o trabalho que desenvolvem no 1.º ciclo e trazer a voz e o trabalho dos alunos na sala de aula, em torno destes temas actuais.

Educadoras de Infância Maria João Barradas e Paula Sério

Trabalham numa IPSS Centro Infantil Nossa Senhora do Carmo, em Moura.

Vêm falar do Projecto que desenvolvem, conhecido através do jornal/revista A CRECHE.

ENQUADRAMENTO:

A sessão de trabalho conta profissionais ligadas a esta área, realizando-se no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Padrões e Álgebra, do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica. Responde, igualmente, ao interesse das alunas no prosseguimento dos seus estudos, nas áreas da educação pré-escolar e da docência no 1º ciclo.

OBJECTIVO DA UNIDADE CURRICULAR:

A UC incide o seu trabalho na análise e representação de diferentes tipos de relações e padrões, no pensamento funcional e na modelação matemática.

“O estudo de diferentes tipos de padrões, intimamente associado à identificação e descrição de regularidades, é também um contexto poderoso para a aprendizagem da Álgebra e, em particular, para o desenvolvimento do pensamento algébrico”. Neste sentido, pretende-se que os alunos “aprofundem o conhecimento dos Números, procurando relações e padrões, modelem situações do quotidiano e as traduzam por múltiplas representações e usem a Álgebra como forma de pensamento e instrumento que permite uma melhor compreensão do mundo.

Mas este trabalho em torno do desenvolvimento do pensamento algébrico deve ter as suas raízes nos primeiros anos de escolaridade. Num documento de apoio do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, da ESE de Setúbal (2008/09), pode ler-se: “Quando os alunos iniciam a escolaridade, as actividades de agrupar, classificar e ordenar facilitam o trabalho com padrões. Estas actividades constituem uma forma pela qual os alunos desta faixa etária reconhecem a ordem e organizam o seu mundo (…) O facto de analisarem e reflectirem sobre como as quantidades se relacionam umas com as outras e de representarem situações matemáticas usando objectos, figuras e símbolos, proporciona experiências no campo das relações funcionais e da modelação matemática favoráveis ao desenvolvimento do pensamento algébrico”, referindo ideias do NCTM (2007).

ORGANIZAÇÃO:

Docentes Ana Matos e José Duarte

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