36º aniversário: IPS afirma o papel de parceiro da região
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) celebrou este ano o seu 36º aniversário numa cerimónia no dia 07 de outubro, que assinalou também a abertura oficial do novo académico (2015/2016).
##1## ##2## ##3##
| ##7## | No seu discurso, o Presidente do IPS, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, destacou o trabalho desenvolvido pelo Instituto ao longo destes 36 anos de história “em que criámos valor para a região, mas também para o país e para a comunidade internacional“, com mais de 20 mil estudantes formados nas Escolas Superiores, que contribuíram para o aumento da competitividade na região e a nível nacional e internacional.
De entre os vários objetivos para este ano letivo, o Presidente do IPS sublinhou a importância de reforçar a proximidade com os antigos estudantes “que são verdadeiros embaixadores do IPS”, revelando que “ontem criámos a rede alumni e no espaço de menos de 24 horas registaram-se cerca de 300 diplomados e o Facebook contabilizou mais de 800 gostos”. |
| A Presidente da Associação Académica do IPS (AAIPS), a estudante Cátia Crespo, congratulou a instituição pelo trabalho desenvolvido em prol dos estudantes, a par da AAIPS, para que “todos tenham um percurso brilhante e consigam continuar a investir e a trabalhar no seu presente e para um futuro melhor“.
De acordo com a estudante Cátia Crespo “a união, empenho, dedicação e entreajuda fazem com que o IPS seja reconhecido […] na região de Setúbal e no País”, pelo que a AAIPS pretende continuar “a colaborar com o IPS e a participar em projetos que contribuam para a melhoria contínua da vida académica de todos os que ingressam no Instituto.” |
##10## |
| ##9## | Seguiu-se a conferência “Portugal, Identidade Aberta e Desenvolvimento Humano”, proferida pelo Prof. Doutor Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura, que iniciou a sua intervenção com um elogio à atuação do Instituto pelo “trabalho continuado e persistente […] que merece não apenas a homenagem desta região mas dos portugueses”.
Na sua reflexão, o Prof. Doutor Guilherme d’Oliveira Martins sublinhou a importância da ligação ente a cultura, a educação e a ciência, uma vez que “a cultura está em qualquer linha de desígnio de futuro que queiramos assumir”. |
De acordo com o Presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura “a relação educativa fundamental é a relação que se estabelece pessoa a pessoa, […] é fundamental que tenhamos a relação intersubjetiva, aquela relação humana do Professor-Pessoa” para que seja possível “compreendermos esse diálogo que envolve a educação, a ciência e a cultura”.
A cerimónia terminou com a entrega de medalhas aos funcionários docentes e não docentes que completaram 20 anos ao serviço do IPS, aos novos Professores que obtiveram o título de Agregação, Doutores e Especialistas, aos funcionários não docentes com melhor desempenho no âmbito do SIADAP e aos trabalhadores aposentados no ano anterior. Foram também atribuídos Prémios aos melhores estudantes do Instituto, por empresas parceiras do IPS nomeadamente pelo Banco Santander Totta e pela aicep Global Parques.
Marcaram presença, na sessão solene, representantes de empresas, entidades e associações da região e de autoridades académicas, políticas, religiosas e militares, bem como membros da comunidade académica do IPS.
##4## ##5## ##6##
