8th International Week reforça o ambiente multicultural no IPS
A 8ª edição da “IPS International Week” decorreu de 16 a 20 de março, nos campi de Setúbal e do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). O evento contou com a participação de estudantes, docentes e não docentes provenientes de 12 países europeus, bem como da comunidade académica do IPS, promovendo-se assim o ambiente internacional na instituição.
Durante uma semana os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar diferentes experiências em contexto multicultural. Foram várias as ações realizadas, nomeadamente workshops, aulas, sessões de job shadowing e reuniões de trabalho, que reforçaram a cooperação entre o IPS e as entidades parceiras e fomentaram o debate em torno de temas como o impacto da internacionalização nas instituições de ensino superior e os empregos inovadores na europa.
##1##
Sob o tema “Building Bridges, Sharing Knowledge”, esta edição contribuiu para “construir redes, construir pontes e partilhar conhecimentos”, permitindo “desenvolver mais parcerias e sedimentar aquelas que existem”, mencionou a Prof.ª Fernanda Pestana, Vice-presidente do IPS.
Para muitos dos docentes internacionais esta foi a primeira vez que estiveram no IPS, como foi o caso da Prof.ª Maria-Carme Boqué Torremorell, da Universitat Ramon LIull, FPCEE Banquerna de Espanha, que revela ter escolhido o IPS “porque que queria experimentar um Instituto diferente, próximo do meu país, Espanha, e porque dispõem de cursos semelhantes aos da minha instituição”.
Por seu turno, na ótica de Marta Silva, estudante de Desporto da Escola Superior de Educação do IPS, o contacto com docentes internacionais “é muito interessante, porque há sempre outras ideias e outras formas de abordar os assuntos”, o que contribuirá para uma melhor formação dos estudantes.
Por outro lado, de acordo com Michel Van Dorp, estudante de Logística na Rotterdam University of Applied Sciences da Holanda, a escolha para realizar a sua mobilidade recaiu sobre o IPS devido “ao curso na minha instituição ser muito parecido com o vosso e porque as vossas escolas são muito profissionais, dispõem de excelentes espaços para trabalhar e realizar apresentações“.
O programa da iniciativa incluiu também visitas a espaços culturais e aos campi do IPS, através das quais foi possível dar a conhecer alguns monumentos da região, o artesanato e a comida típica de Setúbal, bem como as instalações das Escolas Superiores do Politécnico, promovendo-se o IPS e Setúbal como destino de mobilidade.
