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Matrículas 2025/2026

Bem-vindos/as ao Politécnico de Setúbal!

Parabéns! O vosso talento abriu as portas a esta nova etapa e no Politécnico de Setúbal, vão encontrar espaço para crescer e deixarem a vossa marca no mundo.

Está na hora de fazer a matrícula e começar a viver uma das experiências mais marcantes no caminho para o talento.

Calendário de Matrículas

  • Estudante Internacional

    LICENCIATURAS

    1.ª Fase: 26 de maio a 6 de junho de 2025
    2.ª Fase: 24 de julho a 4 de agosto de 2025

  • Reingresso, Reinscrição, Mudança de Regime, Mudança de Ramo

    CTESP, LICENCIATURAS, MESTRADOS OU PÓS-GRADUAÇÕES

    1.º Momento: 16 a 23 de julho de 2025
    Vagas sobrantes do 1.º Momento: 29 a 31 de julho de 2025

    2.º Momento: 10 a 12 de fevereiro de 2026
    Vagas sobrantes do 2.º Momento: 18 a 19 de fevereiro de 2026

  • Mestrados e Pós-Graduações

    ESCOLAS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL E DO BARREIRO, CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SAÚDE

    1.ª Fase: 7 a 14 de julho de 2025
    Vagas sobrantes da 1.ª Fase: 18 a 22 de julho de 2025

    2.ª Fase: 29 de setembro a 06 de outubro de 2025
    Vagas sobrantes da 2.ª Fase: 13 a 18 de outubro de 2025

    3.ª Fase: 21 a 28 de novembro de 2025
    Vagas sobrantes da 3.ª Fase: 3 a 9 de dezembro de 2025

    ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

    1.ª Fase: 26 de julho a 4 de agosto de 2025
    Vagas sobrantes da 1.ª Fase: 8 a 12 de agosto de 2025

    2.ª Fase: 19 a 22 de setembro de 2025
    Vagas sobrantes da 2.ª Fase: Brevemente disponível

    3.ª Fase: 21 a 28 de novembro de 2025
    Vagas sobrantes da 3.ª Fase: 3 a 9 de dezembro de 2025

  • Concurso Nacional de Acesso

    LICENCIATURAS

    1ª Fase: 25 a 28 de agosto de 2025
    2ª Fase:
    15 a17 de setembro de 2025
    3ª Fase:
    1 a3 de outubro de 2025

  • Titulares de Provas M23, CET, CTESP ou Outros Cursos Superiores e Mudança de Par Instituição/Curso

    CTESP E LICENCIATURAS

    1.ª Fase: 13 a 15 de setembro de 2025
    Vagas sobrantes da 1.ª Fase: 18 a 21 de setembro de 2025

    2.ª Fase: 10 a 12 de outubro de 2025
    Vagas sobrantes da 2.ª Fase: 15 a 17 de outubro de 2025

  • Titulares de Ensino Profissional ou Artístico

    LICENCIATURAS

    1ª Fase: brevemente disponível
    2ª Fase:
    brevemente disponível

    CTESP 

    1.ª Fase: 13 a 15 de setembro de 2025
    Vagas sobrantes da 1.ª Fase: 18 a 21 de setembro de 2025

    2.ª Fase: 10 a 12 de outubro de 2025
    Vagas sobrantes da 2.ª Fase: 15 a 17 de outubro de 2025

  • CTESP 

    1.ª Fase: 13 a 15 de setembro de 2025
    Vagas sobrantes da 1.ª Fase: 18 a 21 de setembro de 2025

    2.ª Fase: 10 a 12 de outubro de 2025
    Vagas sobrantes da 2.ª Fase: 15 a 17 de outubro de 2025

  • Regimes Especiais

    LICENCIATURAS

    Fase única: 12 a 19 de setembro de 2025

    Atenção: Os/as colocados/as através dos regimes especiais previstos nas alíneas d) e g) do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 393-A/99, de 2 de outubro, podem efetuar a matrícula até 31 de dezembro de 2025.

Etapas da Matrícula

1

Aceder ao Inforestudante

COLOCADOS/AS PELO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO (CNA)

Recebem um email com os dados de acesso à área pessoal no Inforestudante. 

COLOCADOS/AS PELOS RESTANTES CONCURSOS

O acesso é feito com as mesmas credenciais utilizadas no momento da candidatura ao IPS.

Em caso de dúvidas ou dificuldades durante o processo de matrícula online, estão disponíveis os seguintes canais de apoio:
Apoio Académico → opção “Matrículas -Novos Estudantes”
Apoio Informático → opção “Dificuldade de Acessos ao Inforestudante”

2

Preencher os dados pessoais e inquérito

Aceder a “Balcão Académico” e, em “Matrícula” preencher o inquérito de entrada no IPS e o inquérito RAIDES (Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior).

ATENÇÃO: Os/As candidatos/as internacionais devem, obrigatoriamente, efetuar o pagamento da taxa de inscrição e seguro escolar, 1.ª prestação da propina, correspondente a 50% do valor total, antes de passar ao ponto seguinte. Após o pagamento devem aceder a “Balcão Académico” em “Inscrição em Cursos”, para continuar o processo.

3

Inscrição nas unidades curriculares

Selecionar as unidades curriculares do curso e finalizar o processo.

No final da inscrição, quem ingressou pelo Concurso Nacional de Acesso poderá escolher unidades curriculares adicionais, que permitem desenvolver mais competências e obter um certificado de microcredencial.

4

Submissão dos documentos

É necessário submeter os documentos obrigatórios, em “Balcão Académico”, na opção “Requerimentos” → “Submissão de documentos da Matrícula” nas seguintes situações.

5

Pagamento

No final do processo, o sistema gera automaticamente, em “Balcão Académico” – “Propinas e emolumentos”, os valores a pagar (taxa de inscrição, seguro e propina).

É necessário selecionar os itens a pagar e escolher a forma de pagamento disponível.

6

Certidão de Matrícula e Declaração para o Passe Sub23

O IPS disponibiliza no Inforestudante a certidão de matrícula e a declaração para o passe Sub23 a todos/as os/as estudantes.
Este documento é gratuito, em formato digital, é certificado eletronicamente através de uma chave de acesso e pode ser descarregado sempre que necessário.

  • Como obter o documento

      1. Aceder ao Inforestudante

      2. No menu principal, em “Balcão Académico”, selecionar “Documentos”
      3. Escolher o curso pretendido (caso existam vários cursos associados)
      4. Clicar em “Gerar Novo Pedido Documento”
      5. Na lista de tipos de documentos, selecionar o pretendido na opção “Realizar Pedido”
      6. Indicar o ano letivo de inscrição para o qual se pretende o certificado
      7. Finalizar o processo, que irá gerar o documento solicitado
7

Cartão de Sócio Efetivo da AAIPS

Após concluir a matrícula, é possível ser sócio/a efetivo/a da Associação Académica do IPS, para o ano letivo 2025/2026. Com o cartão de sócio/a da AAIPS, é possível usufruir de descontos em diversos serviços e atividades, dentro e fora dos campi.

Mais informações e pedido de cartão em no site da Associação Académica do IPS

8

Cartão do Politécnico de Setúbal

Os/As estudantes podem obter o cartão do Politécnico de Setúbal através da aplicação IPS Campus Digital. 

Mais informações aqui.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os documentos devem ser submetidos na área pessoal do/a estudante, em Inforestudante: “Balcão Académico” → “Requerimentos” → “Submissão de Documentos de Matrícula”

Estudantes da União Europeia
Aplicável a candidatos/as colocados/as através do Concurso Nacional de Acesso

  • Cartão de Cidadão

Estudante Estrangeiros/as
Estudantes estrangeiros/as sem nacionalidade portuguesa, nem cartão de cidadão (fora da União Europeia):

  • Título de Residência ou
  • Declaração da AIMA com:
    • Residência ininterrupta em Portugal há mais de dois anos (até 1 de janeiro de 2025)
    • Indicação do tipo de visto detido

Pré-Requisitos (nos casos aplicáveis)
Comprovativo de realização do Pré-Requisito do Grupo A – Comunicação Interpessoal. Obrigatório para estudantes colocados/as nos seguintes cursos de licenciatura em:

  • Enfermagem
  • Fisioterapia
  • Terapia da Fala
  • Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa

Declaração de Terapeuta da Fala: Obrigatória para candidatos/as da licenciatura em Terapia da Fala

CUSTO DA MATRÍCULA

Taxa de Matrícula: 40€
Seguro Escolar: 5€

1.ª Prestação da propina
Estudantes da União Europeia: Consultar regulamento de propinas
Estudantes internacionais: 1.ª prestação da propina  corresponde a 50% do valor total da propina.

Como efetuar o pagamento das propinas?
Na ficha de estudante no Inforestudante, aceder ao “Balcão Académico”  → “Propinas e Emolumentos”, onde constam os valores associados à matrícula.

CONTACTOS

Em caso de dúvidas ou dificuldades durante o processo de matrícula online, estão disponíveis os seguintes canais de apoio:

Apoio Académico 
Para assuntos relacionados com:

  • Matrícula online
  • Submissão de documentos
  • Prazos e regulamentos

Aceder a Apoio Académico →  selecionar a opção: “Matrículas – Novos Estudantes”

Apoio Informático
Em caso de:

  • Dificuldade com o acesso ao Inforestudante
  • Problemas com o nome de utilizador ou palavra-passe

Aceder a Apoio Informático → opção “Dificuldade de Acessos ao Inforestudante”

Associação Académica do IPS (AAIPS)
Para apoio aos/às estudantes, atividades e serviços:

t. 265 415 358
e. geral@aaips.pt
sedevirtual.aaips.pt

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