
Formar engenheiros num mundo em mudança: Conferência internacional junta especialistas no IPS
- Categorias Engenharia e Tecnologia, Ensino Superior, Eventos, Internacionalização
- Data 15/07/2025

Guilherme d’Oliveira Martins, antigo ministro da Educação, é um dos oradores convidados
O Politécnico de Setúbal (IPS) vai ser o anfitrião, entre os próximos dias 16 e 18 de julho, da 6.ª edição da Conferência Internacional da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (CISPEE 2025), que decorrerá nas suas Escolas Superiores de Tecnologia de Setúbal e do Barreiro.
Sob o lema “Emerging Trends in Engineering Education: Adapting to a Changing World”, o evento propõe uma reflexão profunda sobre as tendências emergentes no ensino da engenharia, com especial foco na adaptação das instituições e dos seus corpos docentes às rápidas transformações sociais, tecnológicas e ambientais.
Coorganizada pelo IPS e pela Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE), esta conferência reunirá cerca de 80 participantes de 17 nacionalidades, entre docentes, investigadores, estudantes e profissionais do setor, criando um espaço privilegiado para a partilha de boas práticas e investigação na área da pedagogia em engenharia.
O professor catedrático Guilherme d’Oliveira Martins, atual administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian e antigo ministro da Presidência, das Finanças e da Educação, será um dos palestrantes principais, com uma reflexão sobre “A aprendizagem como motor do desenvolvimento” agendada para a abertura do evento, amanhã, dia 16, pelas 09h30.
Greet Langie, professora da Faculty of Engineering Technology (KU Leuven), na Bélgica, e Diana Andone, diretora de Educação Digital e a Distância da Politehnica University of Timisoara, na Roménia, abordarão, respetivamente, as temáticas dos perfis profissionais dos engenheiros do futuro como motor de diversidade e do ensino da engenharia no contexto do “mundo selvagem” da inteligência artificial generativa.
O programa inclui três sessões plenárias, 43 comunicações científicas, uma dezena de workshops interativos e três mesas-redondas, abordando temas como a inteligência artificial no ensino e avaliação, as competências digitais e transversais, as iniciativas inclusivas e equitativas e a gamificação e ensino interdisciplinar.
Mais informações e programa completo disponíveis aqui.