
Mais de 700 novos estudantes colocados maioritariamente em 1.ª opção
- Categorias Concursos, Ensino Superior, Estudantes, Matrículas
- Data 23/08/2025

Taxa de ocupação desce para 60 por cento, acompanhando tendência nacional
O Politécnico de Setúbal (IPS) vai acolher nos seus campi 717 novos estudantes neste ano letivo, de acordo com os resultados já conhecidos da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA).
Com 1.217 vagas a concurso, a instituição de Ensino Superior alcança assim uma taxa de ocupação próxima dos 60 por cento, quebrando um ciclo de crescimento que se mantinha desde 2018.
Com um decréscimo de 28 por cento de colocados, o IPS integra a esmagadora maioria das instituições de Ensino Superior que sofreram o impacto das novas regras de acesso, com reflexos diretos na descida significativa do número nacional de candidatos, na ordem dos 16 por cento face a 2024.
Considerando o global das admissões, 2025 regista a entrada de 43 899 novos estudantes no Ensino Superior público, o que corresponde a uma diminuição de 12,1 por cento em relação à mesma fase do concurso de 2024.
“Os resultados obtidos refletem, apesar de tudo, o empenho da nossa comunidade académica e a qualidade que continuamos a garantir na nossa missão educativa”, reconhece a presidente do IPS, Ângela Lemos, realçando os 88 por cento de candidatos que escolheram o IPS como 1.ª opção, “sinal da confiança que muitos estudantes e suas famílias continuam a depositar na nossa instituição”.

Em 2025, o IPS regista o preenchimento de todas as vagas em nove das 29 licenciaturas abertas a concurso, com destaque para a Escola Superior de Saúde, que ocupou a totalidade dos cursos ministrados, nomeadamente Enfermagem, Fisioterapia e Terapia da Fala.
Sublinha-se igualmente a ocupação total das vagas na grande maioria das formações diurnas da Escola Superior de Ciências Empresariais, assim como nas licenciaturas em Educação Básica e Comunicação Social, da Escola Superior de Educação. Nas áreas da Engenharia e Tecnologia regista-se uma ocupação superior a 80 por cento nas licenciaturas em Engenharia Informática, Tecnologia Biomédica e Tecnologias de Energia.
Para Ângela Lemos, estes resultados “são sobretudo um desafio e uma oportunidade para reforçar a capacidade de adaptação do IPS”. Nesse sentido, está já previsto um conjunto de medidas estratégicas, entre as quais “procurar, junto do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, através do CCISP, conselho que representa os politécnicos, retomar o modelo de acesso adotado nos últimos anos, que permitiu reforçar o número de estudantes no Ensino Superior”.
A responsável defende igualmente a necessidade de reestruturar a atual oferta formativa e de uma contínua aposta nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e na ligação com o tecido empresarial.
Os estudantes agora colocados devem efetuar as respetivas matrículas online entre os próximos dias 25 e 28 de agosto. Toda a informação pode ser consultada aqui. Para a 2.ª fase do CNA, cujo período de candidaturas arranca também na segunda-feira, dia 25, prolongando-se até 03 de setembro, o IPS disponibiliza cerca de 500 vagas.